Publicada em: 08/11/2005 - 276 visualizações

Vereador incentiva a prática de xadrez e apóia campeonato na cidade

Vereador incentiva a prática de xadrez e apóia campeonato na cidade (08/11/2005 00:00:00)

Vereador incentiva a prática de xadrez e apóia campeonato na cidade

“Medida de baixo custo e altos resultados no mundo”. Para o vereador Flávio Cheker (PT) a implantação do ensino de xadrez nas escolas públicas do município ajudaria no desenvolvimento dos alunos. “O xadrez é um poderoso instrumento pedagógico, que desenvolve o raciocínio, a memorização, ajuda na resolução de problemas, imaginação espacial e criatividade”, afirmou o petista.

Nessa linha de raciocínio, Cheker será um dos incentivadores da prática do esporte. Ele irá participar do Campeonato Mineiro Absoluto de Xadrez, sediado em Juiz de Fora, nos dias 19 e 20 de novembro. A promoção é da Federação Mineira e a idéia é permitir maior intercâmbio entre os jogadores de todo o Estado. “Esse campeonato irá dar mais oportunidades às pessoas de conhecerem o esporte e, assim, os benefícios que ele proporciona no desenvolvimento das crianças e adolescentes”, disse.

De acordo com a Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação (Seb/Mec) e da Secretaria Nacional de Esporte Educacional do Ministério dos Esportes, já existe a idéia de se implementar, em parceria com as secretarias de educação e as secretarias de esportes das 27 unidades da Federação, o Projeto Xadrez nas Escolas. A intenção é mostrar que a prática dessa modalidade de esporte poderá ser um poderoso instrumento pedagógico nos projetos da rede oficial de ensino. “O Governo já entende que o xadrez poderá ser um suporte no que diz respeito à diversificação das atividades e desenvolvimento dos alunos”, afirmou o petista.

O resultado de pesquisas aplicadas pelo Ministério da Educação mostra que o Projeto Xadrez nas Escolas teve grande aceitação, além de ter aumentado o rendimento na aprendizagem das matérias. Em seis meses de experiência-piloto, o aumento da participação dos alunos, famílias e comunidade na escola foi significativo. “Venho defendendo na Câmara que o xadrez combina aspectos esportivos, culturais, artísticos e cognitivos e sua inserção na área educacional contribui para a memorização, raciocínio, resolução de problemas, imaginação espacial e criatividade”, completou Flávio, que aguarda a manifestação de interesse pelas escolas municipais.

Para a implementação do projeto nos Estados, basta A adesão das secretarias estaduais de educação e de esportes. Os custos serão divididos em quatro partes, entre os dois ministérios e as duas secretarias.