Publicada em: 08/08/2006 - 106 visualizações

Audiência discute entulhos nas ruas da cidade

Audiência discute entulhos nas ruas da cidade (08/08/2006 00:00:00)

Audiência discute entulhos nas ruas da cidade

“O governo precisa organizar o destino de resíduos da construção civil, que no meu entender, é um problema tão grave quanto o do lixo doméstico”. A justificativa é do vereador João do Joaninho (PTB) que solicitou audiência pública para debater sobre os entulhos nas ruas do centro e bairros da cidade.
       De acordo com o petebista, o problema do lixo da construção civil vai muito além dos incômodos das caçambas de entulho que atravancam as ruas. “A maior parte desses resíduos não é reciclada, mas descartada em áreas irregulares chamadas de bota-fora, em meio ao lixo comum em aterros sanitários ou jogada em leitos de rios. Esse tipo de ação, além de poluir o meio ambiente, se torna um problema grave para administração pública”, disse.
       Pela Resolução 307 do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), tudo deverá ir para áreas de transbordo, onde os diversos materiais serão triados e encaminhados para reciclagem. As prefeituras terão de oferecer locais para a população depositar tijolos quebrados, telhas, ferros e outros materiais deste tipo.
       “Uma solução seria a construção de aterros e usinas de reciclagem para triagem dos resíduos”, afirmou o legislador. “Mais que reciclar o material, o importante é produzir o mínimo de entulho possível”, concluiu João do Joaninho, que irá discutir o problema no dia 21 de agosto, às 15 horas, no plenário Francisco Afonso Pinheiro.