Publicada em: 10/05/2024 - 115 visualizações

Seminário de Inteligência Artificial - Painéis abordam a regulação da IA e seu uso na produção de fake news (10/05/2024 00:00:00)
  • Os temas foram: “Personalidade, responsabilidade e riscos na inteligência artificial” e “Eleições, inteligência artificial e combate às fake news”

A Câmara Municipal de Juiz de Fora (CMJF) deu continuidade, durante a tarde de quinta-feira, dia 9, ao Seminário Inteligência Artificial: impactos nos Poderes Judiciário, Executivo e Legislativo, promovido em parceria com o Tribunal Regional Federal da 6ª Região e a Associação dos Procuradores do Município de Juiz de Fora (APROMJF).

O professor adjunto da UFJF Sérgio Marcos Negri abriu a tarde com o tema “Personalidade, responsabilidade e riscos na inteligência artificial” a partir de duas perguntas colocadas por ele: “Qual é o momento ideal para regular a inteligência artificial?” e “Há uma lacuna na responsabilidade civil em casos relacionados à inteligência artificial?”. Ao final de sua palestra, ele deixou explícito que, para acontecer a regulação da IA, será necessário um grande trabalho por intermédio de muitas mãos, que servirá para muitas finalidades, não englobará apenas uma única legislação e necessitará de um grande alinhamento de valores.

O segundo painel da tarde, “Eleições, inteligência artificial e combate às fake news”, iniciou com a advogada de direito eleitoral e professora Luciana Diniz Nepomuceno, apresentando sua palestra sobre a utilização da inteligência artificial na produção de fake news, suas consequências e como acontece a sua influência na política. Sua mensagem final é de que a utilização da IA é válida, o problema surge quando ela é utilizada para a desinformação.

Logo em seguida, dentro do mesmo tema, foi a vez do painelista  Raimundo Cândido Neto, advogado eleitoralista e professor universitário. Logo de início ele citou o perigo da utilização de deep fakes durante o processo eleitoral. Em sua exposição, abordou uma regulamentação específica do TRE sobre a utilização de IA nas eleições, trazendo ainda que, tecnicamente, o uso dessa tecnologia está autorizado, mas o eleitor precisa ser informado sempre que ela for aplicada.

Os outros integrantes desta última mesa também se manifestaram ao final do seminário: Paulo Cesar Magella, jornalista editor-chefe do Jornal Tribuna de Minas, atuou como moderador. Ele exaltou a importância do tema inteligência artificial e enriqueceu a discussão com mais informações e exemplos práticos da lida jornalística.

Participou da discussão também o presidente da Câmara Municipal, Zé Márcio-Garotinho (PDT), que finalizou afirmando que o seminário foi muito além do que se esperava sobre o tema, citou pontos importantes dos palestrantes e o quanto o evento enriqueceu a todos que assistiram presencialmente ou pela JFTV e canal do YouTube da Câmara. Estiveram presentes também os vereadores Bejani Júnior (PSB), Laiz Perrut (PT), Juraci Scheffer (PT) e Vagner Oliveira (MDB).

Assessoria de Imprensa – 3313-4734