Publicada em: 02/05/2024 - 96 visualizações

Câmara encerra mês de conscientização sobre o autismo com mutirão da carteirinha TEA (02/05/2024 00:00:00)
  • Mais de 60 carteirinhas foram feitas neste mutirão; a emissão obedece a uma lei de Marlon Siqueira (MDB), que também solicitou a ação ao CAC

Na última terça-feira, 30, a Câmara Municipal de Juiz de Fora (CMJF) recebeu responsáveis de pessoas autistas para um mutirão de confecção do Cartão de Identificação para Pessoa com Transtorno de Espectro Autista (TEA), como previsto na Lei nº 13.735, de autoria do vereador Marlon Siqueira (MDB), que também solicitou a ação ao Centro de Atenção ao Cidadão (CAC), que comemorou o resultado da emissão do documento: 62 carteirinhas foram feitas.

A coordenação do CAC informou que quem não pôde comparecer pode fazer o Cartão de Identificação para Pessoa com Transtorno de Espectro Autista de segunda a sexta, das 8h às 17h, com os seguintes documentos:  identidade da pessoa com TEA; comprovante de residência da pessoa com TEA, documento de identidade do responsável legal ou cuidador da pessoa com TEA, comprovante de residência do responsável legal ou cuidador da pessoa com TEA, declaração informando o telefone do responsável legal ou cuidador da pessoa com TEA (modelo CAC), relatório médico informando diagnóstico e CID, grau de Intensidade do TEA, 2 fotografias 3x4 recentes, exibindo a área do rosto da pessoa com TEA.

Uma das beneficiadas foi Lidiane Maria Abreu Moura, que compareceu com o seu filho, Adan, para fazer o Cartão de Identificação dele.  Ela acha que ter o documento é muito importante para que todos que estão dentro do espectro autista tenham um atendimento mais humanizado. O Adan tem 15 anos, é nível de suporte 1 e explicou porque gostou da ação realizada hoje: “a gente se sente meio que excluído do mundo, então quando a gente vê que está tendo esse acolhimento, essa atenção, é muito reconfortante pra gente”.

O beneficiário do cartão não precisa vir à Câmara, bastando o responsável portar os documentos solicitados. O documento fica pronto na hora.

Assessoria de imprensa: 3313-4734