Publicada em: 27/03/2024 - 200 visualizações

Vereadores aprovam a inclusão da Festa das Nações no Calendário Oficial

Vereadores aprovam a inclusão da Festa das Nações no Calendário Oficial (27/03/2024 00:00:00)
  • De autoria do vereador Marlon Siqueira (MDB), a inclusão propõe a realização do evento na primeira quinzena de junho.
 

 

 

A Câmara Municipal de Juiz de Fora (CMJF) aprovou na noite desta terça-feira, 27, o Projeto de Lei nº 23/2024, que inclui a Festa das Nações no Calendário Oficial de Juiz de Fora, preferencialmente na primeira quinzena de junho. De autoria do vereador Marlon Siqueira (MDB), a ideia central com a festa é fomentar o turismo local de uma festividade que acontece em Juiz de Fora desde a década de 50. Outro aspecto fundamental resultante da aprovação, além do fomento à gastronomia cultural, é a economia local, com a geração de emprego e renda para prestadores de serviço de vários setores. 

 

De acordo com Marlon, o evento beneficia prestadores de serviços da hotelaria, taxistas e motoristas de aplicativos, comércio local e fornecedores em geral. O parlamentar enfatiza ainda que a festa foi criada para arrecadar recursos para a reforma da igreja do Bairro Bom Pastor, porém, mesmo após cumprido seu objetivo inicial, o evento permaneceu por décadas, marcando as gerações dos anos 60, 70 e 80. Outras edições da Festa das Nações foram organizadas de maneira pontual, com foco na gastronomia, e nas duas últimas edições, em 2022 e 2023, o palco foi a praça do Bairro São Mateus, reunindo mais de 10 mil pessoas. 

 

No texto em que defendeu a proposta, o Marlon frisou que a riqueza da culinária mineira deriva, em boa parte, da influência de diversos povos colonizadores. “Desde o período de colonização e até mesmo em tempos atuais, os povos de outras nações vêm desembarcando em toda a região mineira, incluindo Juiz de Fora, trazendo inovações e tradições que, aos poucos, se incorporam à gastronomia local. Essa troca de saberes forma um verdadeiro caldeirão cultural, que movimenta o turismo, a economia e gera riqueza”.

 

Assessoria de Imprensa: 3313-4734


 

 


©2022. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade