Publicada em: 01/02/2024 - 524 visualizações

Câmara participa da 1ª Semana de Empregabilidade Trans

Câmara participa da 1ª Semana de Empregabilidade Trans (01/02/2024 00:00:00)
  • Empresas recebem capacitação para receber público trans; o intuito é inserir essa parcela da população no mercado de trabalho em Juiz de Fora
 



A 1ª Semana Municipal da Visibilidade, Empregabilidade e Capacitação de Travestis, Pessoas Transgêneras, Binárias e Não Binárias começou nesta quinta-feira, 1º de fevereiro, com uma ação em frente à Câmara Municipal de Juiz de Fora (CMJF). Diversas pessoas compareceram em busca de uma vaga de trabalho em uma das empresas parceiras desta iniciativa – instaurada por meio da Lei Municipal nº 14.668, de autoria da vereadora Tallia Sobral (PSOL), e realizada pela Secretaria de Desenvolvimento Sustentável e Inclusivo da Inovação e Competitividade (Sedic).


Durante a semana, acontecerão encontros, palestras e cursos de capacitação tanto para as pessoas que procuram uma vaga de trabalho quanto para as empresas que irão receber essas pessoas. O intuito da semana é inserir as pessoas trans no mercado de trabalho. De acordo com a vereadora, existe uma “baixa permanência deste público por inúmeros motivos, e pela própria transfobia, pela grande evasão escolar, porque muitos não possuem ensino fundamental e nem o ensino médio completo, então construímos essa ação nessa perspectiva, de dar possibilidade de entrada e de dignidade para um setor da sociedade que é tão marginalizado”, frisou Tallia Sobral. 


A Associação de Pessoas Trans Travestis Transgêneres e Transexuais de JF (Astra-JF), representada por Sol Mourão Gomes, reforçou que a ação vem ocorrendo desde a construção do projeto de lei. “Estamos felizes porque é uma ação pioneira e as empresas estão interessadas em contratar pessoas trans, isso é um grande avanço. Noventa por cento das pessoas trans estão em trabalhos informais e quando falamos de mulher trans a gente entende que a grande maioria está em estado de prostituição, então ter ações afirmativas e levar essas pessoas para o mercado de trabalho é muito importante”, disse.


Ainda em comemoração pela semana, empresas parceiras montaram tendas na porta da Câmara, e forneceram gratuitamente corte de cabelo, design de sobrancelhas, informações sobre cursos superiores, técnicos e cursos livres, como o de biscoitos; houve também aplicações de vacinas fornecidas na rede pública de saúde. Para as pessoas que se interessarem em participar, é possível entregar os currículos no Espaço Cidade, localizado na Av. Barão do Rio Branco, nº 2234 – Centro, Juiz de Fora, 36015-510


Mais informações: 3313-4734 - Assessoria de Imprensa


 


©2022. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade