Publicada em: 26/01/2024 - 748 visualizações

Câmara alerta sobre agendamentos para emissão da Carteira de Identidade Nacional (26/01/2024 00:00:00)
  • O documento atual ainda está válido até 2032; a Câmara tem recebido 600 pedidos de agendamento diariamente

A Câmara Municipal de Juiz de Fora (CMJF) iniciou 2024 atuando como um dos pontos de confecção da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN), emitida pela Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG). O atendimento é feito no Centro de Atenção ao Cidadão (CAC), porém, após o anúncio da nova identidade a demanda está crescente, com cerca de 600 pedidos diários para agendamento nos primeiros dias.

Nesse sentido, a coordenação do Centro de Atenção ao Cidadão (CAC) informa que a validade do RG atual vai até 2032 caso o documento esteja íntegro e em condições de identificar o portador. Além disso, a coordenadora do CAC, Talita Venâncio, destaca que a primeira via da Carteira de Identidade Nacional não depende de pagamento de taxas. “A primeira via é gratuita e sempre será gratuita. Circulou nas redes sociais a informação de que a gratuidade só seria garantida até o dia 31 de janeiro, porém essa informação não procede”, lembrando que fakenews são propagadas para alarmar a população.

O CAC informa ainda que muitas pessoas precisam da nova CIN para acessarem benefícios e direitos como aposentadorias, os do CADÚnico e de passe-livre. Considerando a capacidade atual de atendimento, a coordenadora do CAC orienta aos juiz-foranos que procurem o serviço nos casos de urgência, para que a preferência seja concedida àqueles que talvez fiquem privados de direitos pela falta do documento.

O serviço também é ofertado, em Juiz de Fora, nos postos do UAI no Shopping Jardim Norte e no Santa Cruz Shopping.

Mais Informações: 3313-4734 - Assessoria de Imprensa