Publicada em: 07/11/2005 - 295 visualizações

Câmara Itinerante chega à sua 57ª edição

Câmara Itinerante chega à sua 57ª edição (07/11/2005 00:00:00)

Câmara Itinerante chega à sua 57ª edição

O Legislativo Municipal está realizando a 57ª Câmara Itinerante, dia 16/11, às 18h, abrindo o período de reuniões. Desta vez, ela será realizada no Centro Educacional Bonfim, da Igreja Santa Rita de Cássia, à rua Barão do Retiro, 388, no mesmo bairro. Também serão contempladas as comunidades de Borborema, Marumbi, Progresso, Santa Paula e Santa Rita.
       Como preparação da comunidade para participar da audiência pública, tem início hoje, 7/11, a Escola de Cidadania do Legislativo, que acontece, das 19h às 22h, também no Centro Educacional. Ao todo, já são 52 inscritos, para assistir às aulas da 33ª edição da Escola.
       Os temas abordados serão: Cidadania e participação popular no Brasil, os poderes municipais, função do Executivo, Legislativo, políticas públicas e instrumentos de participação popular (eleição, plebiscito, referendo, iniciativa popular legislativa, orçamento participativo, conselhos e direito municipais, como assistência à criança, saúde, transporte, tutelares, canais de participação com o legislativo, Audiências Públicas, tribunas livres e Câmaras Itinerantes).
       As palestras são ministradas por funcionários do Centro de Atenção ao Cidadão da Câmara - CAC: Dois advogados, Cristiane Mara Silva e Sérgio Loures; um Sociólogo, Sérgio Dutra, e uma Assistente Social, Flávia Duarte Flávio. Os estagiários do CAC, nas áreas de assistência social e sociologia vão em campo fazer pesquisas nos bairros contemplados pelos trabalhos com o objetivo de diagnosticar os serviços públicos prestados na região.
       A Câmara Itinerante é um projeto pioneiro desenvolvido pela Câmara Municipal de Juiz de Fora, que tem por objetivo aproximar a comunidade do Legislativo. Uma vez por mês o Legislativo sai do Palácio Barbosa Lima, realizando os encontros em diversas regiões da cidade. Assim, a população, que geralmente não tem acesso às reuniões ordinárias, fica conhecendo um pouco dos trabalhos dos vereadores.
       A reunião começa com uma plenária. O vereador Presidente solicita que sejam cantados os hinos Nacional e de Juiz de Fora e em seguida, suspende a reunião e abre espaço para a participação popular através da Audiência Pública. É nesse momento que membros e líderes da comunidade ocupam a tribuna e apresentam suas propostas, sugestões e reivindicações aos vereadores.