Publicada em: 07/06/2006 - 127 visualizações

Vereadora quer implantar Programa Paz nas Escolas em Juiz de Fora

Vereadora quer implantar Programa Paz nas Escolas em Juiz de Fora (07/06/2006 00:00:00)
 

Vereadora quer implantar Programa Paz nas Escolas em Juiz de Fora

       “O Programa Paz nas Escolas pretende alargar as parcerias entre o poder público e a sociedade para expandir as ações de segurança e poder preservar as escolas como espaços privilegiados de democracia e de construção da cidadania”. A defesa é da vereadora Rose França (PTB) autora da lei instituindo o programa na rede municipal de ensino.
       
       A idéia é envolver toda a comunidade e a Polícia Militar na prevenção e controle da violência nas instituições de Juiz de Fora. O programa funcionará através de cursos, seminários e palestras, campanhas educativas, culturais e esportivas voltadas para o bem estar da sociedade. “Nós precisamos preservar um dos pilares mais significativos da sociedade e que também é um dos mais frágeis, a educação”, disse a petebista.
       
       De acordo com a matéria, o programa de Ação Interdisciplinar e de Participação Comunitária par a Prevenção e Controle da Violência nas Escolas, funcionará através de equipes de trabalho, constituídas por professores, funcionários da escola, alunos, especialistas em educação, pais e representantes ligados à comunidade escolar.
       
       Dependendo das particularidades de cada escola, poderão ser chamados a integrar a equipe de trabalho, membros dos diversos segmentos sociais e entidades organizadas. Serão atribuições da equipe de trabalho: criar equipes vinculadas aos Conselhos Escolares e colegiados para atuarem na prevenção e no controle da violência, analisar suas causas e apontar possíveis soluções; desenvolver ações e campanhas educativas, de conscientizarão e valorização da vida, dirigidas às crianças, aos adolescentes e à comunidade envolvida; implantar ações voltadas ao controle da violência, garantindo o reconhecimento dos direitos humanos, o exercício pleno da cidadania e a promoção da harmonia e da paz entre a comunidade escolar; desenvolver ações culturais, sociais e desportivas que fortaleçam os vínculos entre a comunidade e a escola; garantir a qualificação e o treinamento de todos os integrantes da Equipe de Trabalho, a fim de prepará-los para prevenir e enfrentar a violência.
       
       Para coordenar o programa será criado, pela Secretaria de Educação, um Núcleo Central e Núcleos Regionais. O Núcleo Central traçará diretrizes, realizará estudos, dará suporte ao desenvolvimento do Programa e terá composição intersecretarial e multiprofissional, podendo contar com participação de técnicos das Secretarias Estaduais, das Secretarias de Saúde, de setores ligados à Cidadania e à Assistência Social, do Ministério Público, de membros das ONGs, Universidades, OAB, entre outros órgãos.
       
       “É nosso papel, enquanto administrador público, proteger a sociedade. O meu projeto estará garantindo uma educação mais participativa, com tranqüilidade para os pais e alunos, além de estimular funcionários e professores”, afirmou a vereadora.
       

Arquivo de notícias >>>

 


©2022. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade