15/03/2022

Câmara Móvel chega ao Milho Branco




imagem

Vereadores ouviram as reivindicações dos moradores e visitaram a creche e a escola municipal do bairro; situação precária e insalubre da UBS do Milho Branco foi constatada durante o Fiscaliza JF

A Câmara Municipal de Juiz de Fora (CMJF) escolheu o Bairro Milho Branco para receber o Projeto Câmara Móvel. Os moradores tiveram acesso a atendimentos gratuitos como emissão de documentos e serviços de saúde, e também se manifestaram e levaram reivindicações locais aos vereadores presentes; reclamações sobre assuntos como limpeza urbana e falta de zeladoria foram as que mais se destacaram. O evento aconteceu durante toda a terça-feira, 14.

Na parte da manhã, os parlamentares e a equipe do Fiscaliza JF inspecionaram a UBS do bairro, para averiguar as condições do equipamento de saúde. Durante a fiscalização, foi constatada insalubridade devido à grande quantidade de paredes com mofo. Além disso, foi verificada falta de medicamentos, insumos e de agentes de saúde. O coordenador do Fiscaliza JF, Vinícius Martins, disse que a entrada da UBS precisa ainda de uma cobertura para que os pacientes não fiquem tão aglomerados e possam se proteger da chuva na fila.

O presidente da CMJF, vereador Juraci Scheffer (PT), reforçou a necessidade de ouvir a comunidade. “Sabemos que falta planejamento para uma limpeza e revitalização da praça, além da situação precária que constatamos na UBS aqui ao lado. Vamos levar todas essas cobranças ao Executivo para que as mudanças cheguem no bairro”, garantiu Juraci.

A questão da zeladoria é crucial na praça, ressaltou o vereador Tiago Bonecão (CIDADANIA), em virtude do risco da dengue. “Estou de peito aberto e andando nos bairros, sempre disposto a ouvir a população. Não podemos ter locais como essa praça sem vigilância da saúde e com latas lotadas sem recolhimento de lixo, ainda mais num momento onde a alta da dengue é uma nova preocupação na cidade, não só o novo Coronavírus”, lamentou.

O presidente da Associação de Moradores do Milho Branco, Renato Fernandes Silva, conhecido como Chinelinho, mora há 23 anos no bairro e alertou que a UBS está sem telefone faz três meses. “Sou conselheiro da saúde e estou à frente da associação há três anos, quando fizemos todo o levantamento de ruas sem luz e com buracos da área”, disse ele, lembrando que conseguiram os holofotes para a praça, mas é preciso mais reformas.

Os vereadores visitaram a Creche Municipal Paulo Freire e Escola Municipal André Rebouças. Diferente da UBS, foi certificado que os locais, que atendem crianças e adolescentes de Juiz de Fora, estão bem geridos e adequados para o atendimento à população. Participaram do evento a vereadora Cida Oliveira (PT) e o vereador Vagner de Oliveira (PSB).

Os servidores da CMJF estiveram próximos da Praça do Milho Branco oferecendo todo o atendimento jurídico e o encaminhamento para certidões gratuitas e documentação (2ª via de RG e CPF), além de orientações sobre direitos do consumidor e para acesso aos benefícios sociais e outros direitos.

Mais informações: 3313-4734 - Assessoria de Imprensa




Mais Notícias