07/07/2022

Bairro Santa Cruz recebe o Câmara Móvel




imagem

O programa ofereceu diversos serviços à população, entre eles atendimentos jurídicos, de Defesa do Consumidor, montagem de currículo, orientações sobre a emissão de documentos importantes

Moradores do Bairro Santa Cruz como o Sebastião, o Marcelo e a Carolina levantaram cedo para buscarem os serviços da Câmara Municipal de Juiz de Fora (CMJF). Porém, nesta quinta-feira, 7, eles não precisaram atravessar a cidade, da Zona Norte ao Parque Halfeld, onde fica localizado o Palácio Barbosa Lima, sede do Poder Legislativo. O programa Câmara Móvel estacionou desta vez na Praça Duque de Caxias, a Praça do Santa Cruz, levando cidadania e o trabalho de fiscalização da CMJF em mais um bairro da cidade.

Um dos serviços mais buscados foi a respeito de orientações para emissão do documento de registro civil, seja a primeira via ou a necessária renovação periódica - como foi o caso de Sebastião da Silva, que teve o último RG emitido em fevereiro de 1989. “A gente pensa que está com um documento legal e não tá com nada. Às vezes a carteira não é aceita por isso”, apontou, recebendo dos servidores as orientações necessárias.

Na garantia da cidadania, outro documento importante que pode ser requerido no Câmara Móvel é a certidão de nascimento. “Aproveitei e localizei as certidões, minha e da minha filha Sarah, uma mão na roda”, destacou Marcelo de Aquino, morador do bairro. A certidão é gratuita a pessoas em vulnerabilidade social - nos cartórios o valor ultrapassa os R$ 100. Segundo levantamento dos servidores, mais de 50 certidões foram solicitadas nesta edição.

O Serviço de Defesa do Consumidor (Sedecon) também respondeu dúvidas e encaminhou solicitações aos cidadãos que se sentirem lesados ao adquirir algum produto e serviço. Este foi o caso de Carolina Oliveira que, mesmo sem utilizar, vem sendo cobrada por um plano de telefonia: “Não coloquei nem o chip no meu celular, não fiz nenhuma ligação. Já liguei para a empresa e fui em uma filial e nada de conseguir o cancelamento”, reclamou. O Sedecon da CMJF apurará o caso.

Fiscaliza JF

Além de outros serviços como a feitura de currículos e o atendimento do Centro Integrado de Atendimento à Mulher, a fiscalização tem o seu papel no Câmara Móvel. O projeto Fiscaliza JF visitou a UBS do bairro e constatou que os maiores problemas do equipamento são a falta de profissionais de saúde (a equipe está incompleta) e a necessidade de ampliação do espaço. Participaram do evento os vereadores Juraci Scheffer (PT, presidente da CMJF), Nilton Militão (PSD), Tiago Bonecão (CIDADANIA) e Vagner de Oliveira (PSB).

Mais informações: 3313-4734 - Assessoria de Imprensa




Mais Notícias