22/12/2021

Câmara Móvel - Dom Bosco recebe a última edição de 2021




imagem

Durante todo o dia a população esteve presente na Capela Imaculada Conceição para buscar orientações e serviços da Câmara; o Fiscaliza JF esteve presente nas UBSs do Dom Bosco e do Bairro Santa Cecília

A sexta e última edição de 2021 do Câmara Móvel esteve no Bairro Dom Bosco. O projeto itinerante da Câmara Municipal de Juiz de Fora (CMJF) foi realizado nesta terça-feira, 21, no pátio da Capela Imaculada Conceição e levou até a população local vários serviços ofertados pela Casa Legislativa. Os alunos do curso Técnico de Enfermagem da Escola Técnica Elisabeth Rombach compareceram com o serviço de aferição de pressão. Estiveram presentes no Câmara Móvel os vereadores Juraci Scheffer (PT - presidente da CMJF), Cida Oliveira (PT), Vagner de Olivera (PSB), Tiago Bonecão (CIDADANIA), Marlon Siqueira (PP) e Tallia Sobral (PSOL).

Juraci abriu o evento agradecendo “aos vereadores e aos servidores da Casa Legislativa pelo empenho e dedicação ao projeto”. O presidente da CMJF também destacou sua história pessoal com o bairro. “Estudei na Escola Estadual Dom Orione e por muitos anos estive envolvido com a comunidade, trabalhando junto ao bairro. Então sei como o Dom Bosco ainda depende de muitos cuidados. É uma tristeza que o bairro tenha perdido, por exemplo, a Curva do Lacet e até hoje não tenha recuperado uma área de lazer”. A falta de uma praça também foi lembrada pela vereadora Cida. “Nós estamos promovendo o Câmara Móvel no pátio da capela porque o Dom Bosco não tem uma praça, que é um equipamento público essencial e para ontem”, afirmou.

Durante todo o dia, os moradores buscaram o Câmara Móvel para atendimentos jurídicos, de Defesa do Consumidor, superendividamento e processos; montagem de currículo; e orientações sobre a emissão de documentos importantes. Foi o caso de Jackson Murilo Dutra, 67 anos, que foi até o pátio da capela para tirar a 2ª via do CPF. “Ouvi sobre o projeto na rádio e vim aqui fazer outro CPF, já que o meu está apagado. Às vezes pra gente ir ao Centro é muito difícil, tem que descer, então é muito bom que a Câmara esteja aqui perto”, disse. Já Edna Zimmermann, 38 anos, buscou orientação jurídica. “Fiquei sabendo do evento por meio de folhetos e cartazes pelo bairro e vim aqui buscar orientação jurídica para o meu marido.”, contou.

Juraci aproveitou a última edição do ano para fazer um balanço e falar das expectativas para 2022. “Conseguimos atender todas as regiões da cidade, fizemos uma interlocução entre vereadores e as comunidades. Pudemos fazer com que a Câmara ampliasse a sua atuação e ouvisse ainda mais a população. Para 2022 vamos acelerar o passo, estar em todas as áreas de JF e também na Região Central, ouvindo a comunidade e também trabalhando para que a Câmara melhore sua produção legislativa”, concluiu.

A próxima edição do Câmara Móvel acontece no dia 6 de janeiro, no Bairro Santa Luzia, atendendo à demanda dos moradores atingidos pela chuva que castigou a região na última sexta-feira, 17 de dezembro.

Fiscaliza JF

Cumprindo o seu papel fiscalizador, os vereadores estiveram junto com a equipe do Fiscaliza JF nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) dos Bairros Dom Bosco e Santa Cecília, também na região Central da cidade. Na primeira, as equipes puderam constatar que, apesar da boa infraestrutura física, a unidade carece de equipe técnica e também de informatização dos prontuários. Segundo Stella Gavanesa, enfermeira supervisora da UBS do Dom Bosco, “falta funcionário, não há rede lógica, não há computador, é tudo feito à mão”.

As mesmas demandas foram percebidas na UBS do Santa Cecília, porém com um agravanteadicional: o alto fluxo de pacientes. “Atendemos uma população de 12.500 pessoas entre moradores do bairro e também dos Bairros Mundo Novo e parte do Alto dos Passos e São Mateus e, mesmo assim, temos apenas metade dos funcionários que seriam necessários para a unidade”, destacou Gilson Mateus Soares, supervisor da UBS.

Mais informações: 3313-4734/ 4941 - Assessoria de Imprensa




Mais Notícias