06/06/2022

Câmara Móvel atende e acolhe demandas em Valadares




imagem

Essa foi a primeira edição do projeto na Zona Rural; mais três estão marcadas para o mês de junho

A Zona Rural entrou na rota do Câmara Móvel. A primeira edição do projeto itinerante da Câmara Municipal de Juiz de Fora (CMJF) nos distritos do município aconteceu em Valadares. Localizado a cerca 40 km do centro de Juiz de Fora, a comunidade recebeu na manhã do último sábado, 4, diversos serviços ofertados pela Casa Legislativa.

Foi o caso de Vicente de Paula Rodrigues, que buscou o Câmara Móvel para receber orientações sobre documentos. “Aproveitei para tirar dúvidas sobre a emissão de identidade e certidão de nascimento. O pessoal aqui me explicou os documentos necessários para levar até a Câmara”, disse afirmando, ainda, que o projeto “é muito bom para resolver as demandas de quem está mais afastado do Centro”.

Esse trabalho direcionado à diminuição do impacto da distância geográfica também foi destacado pelo presidente da Casa Legislativa, vereador Juraci Scheffer (PT). “Estamos aqui hoje para prestar esse atendimento. É importante que a Câmara saia do Centro e vá ao encontro do cidadão, a distância é muito grande, quase 1h do centro da cidade. Essa aproximação é fundamental, principalmente para levar os serviços da Casa. Já visitamos vários equipamentos públicos, como a UBS, ouvimos também os moradores e vamos encaminhar para a Prefeitura e a Secretaria de Governo e fazer as solicitações”, disse.

O parlamentar Vagner de Oliveira (PSB) lembrou do trabalho feito junto à Comissão de Ciência e Tecnologia, Telefonia e Comunicação para a implementação da torre de telefonia celular no distrito. “É muito importante a presença do Legislativo nas comunidades. Conseguimos, por exemplo, a implementação da torre de telefonia celular aqui e em outros locais. Precisamos resolver junto ao Executivo as demandas”, afirmou.Durante a manhã, os moradores também apresentaram os principais problemas enfrentados pelo distrito, como a necessidade de reforma da Unidade Básica de Saúde (UBS) e o transporte coletivo. “Precisamos também de uma melhora na sinalização do trevo de acesso, como pintura, placa de sinalização. Muita gente passa direto. Além disso, a iluminação aqui é muito precária, à noite é muito escuro. E os ônibus que já são um problema recorrente. Os horários são ruins, quem mora e trabalha aqui tem muita dificuldade”, destacou Franz Schuberth, proprietário de uma pousada no distrito. Além disso, o empresário destacou a falta de policiamento e de “segurança da Zona Rural como um todo. Nós temos um sentimento de abandono pelo Poder Público”.

No próximo sábado, 11, o Câmara Móvel acontece em Humaitá, também na Zona Rural, das 8h às 12h. Ainda estão programadas mais duas edições em distritos de Juiz de Fora: uma em Torreões e outra em Monte Verde. O Câmara Móvel na região Rural da cidade atende a uma demanda dos moradores das comunidades mais distantes do centro de Juiz de Fora e que não conseguem acessar, normalmente, os serviços prestados pela CMJF.

Fiscaliza JF

Na última semana, o Fiscaliza JF, ação que exerce o poder fiscalizatório da Casa Legislativa, visitou a UBS do Distrito de Valadares para averiguar as demandas da equipe e população local. A unidade, que atende pouco mais de 2 mil pessoas de Valadares e da comunidade rural de Toledos, conta com uma equipe de atenção básica, composta por um médico, um auxiliar de enfermagem e um recepcionista. Ao todo, são 566 famílias cadastradas, segundo dados do centro médico local.

Os servidores do Fiscaliza JF que estiveram no local constataram os problemas relatados pelo médico. Segundo Guilherme Martins, servidor da Câmara Municipal, as necessidades da unidade podem ser resumidas “em três pontos: infraestrutura, pois foi verificada a presença de mofo nas dependências do centro médico; falta de funcionários, principalmente em relação a assistência social; e defasagem de equipamentos, especialmente tecnológicos, como computadores e rede, para facilitar o atendimento e a comunicação”.

Mais informações: 3313-4734 - Assessoria de Imprensa




Mais Notícias