31/05/2022

UBS de Valadares recebe Fiscaliza JF




imagem

A ação da Câmara foi até o distrito para verificar a necessidade de melhorias para a unidade local

O Fiscaliza JF, ação que exerce o poder fiscalizatório da Casa Legislativa, visitou a UBS do Distrito de Valadares para averiguar as demandas da equipe e população local. A unidade, que atende pouco mais de 2 mil pessoas de Valadares e da comunidade rural de Toledos, conta com uma equipe de atenção básica, composta por um médico, um auxiliar de enfermagem e um recepcionista. Ao todo, são 566 famílias cadastradas, segundo dados do centro médico local.

Josemar Martins, médico que atua na UBS, destacou as carências da unidade do distrito: “A estrutura física é precária, temos muitos problemas de umidade. A unidade não é informatizada. […] O gerenciamento poderia ser todo informatizado, o que facilitaria”, além de comentar também que a ausência de um carro para os atendimentos é outro empecilho para o bom funcionamento geral da UBS

Os servidores do Fiscaliza JF que estiveram no local constataram os problemas relatados pelo médico. Segundo Guilherme Martins, servidor da Câmara Municipal, as necessidades da unidade podem ser resumidas “em três pontos: infraestrutura, pois foi verificada a presença de mofo nas dependências do centro médico; falta de funcionários, principalmente em relação a assistência social; e defasagem de equipamentos, especialmente tecnológicos, como computadores e rede, para facilitar o atendimento e a comunicação”.

O diferencial da unidade do distrito é o atendimento com horário marcado, para aqueles que não estão em estado de emergência. Segundo Josemar, a organização ajuda no gerenciamento do tempo, “tornando tudo mais tranquilo”. A Câmara Municipal vai enviar ao Executivo um documento com todas as demandas e informações levantadas no Fiscaliza JF.

O distrito receberá, no próximo sábado, 4, o Projeto Câmara Móvel, que vai levar serviços, orientações e divulgação de políticas públicas a Valadares. Os atendimentos ocorrerão entre 9h e 12h, na Pousada de Valadares.

Mais informações: 3313-4734 - Assessoria de Imprensa




Mais Notícias