25/03/2022

Câmara Móvel - Projeto chega pela primeira vez à Cidade Alta




imagem

O Bairro Caiçaras foi o primeiro da região a receber o projeto; os vereadores ainda visitaram a UBS do Santos Dumont junto com a equipe do Fiscaliza JF

Atendimento à saúde, asfaltamento de vias, operação tapa-buraco, aumento das linhas de ônibus: essas foram algumas das demandas recebidas pelos vereadores Juraci Scheffer (PT - presidente), Tiago Bonecão (CIDADANIA), Dr. Antônio Aguiar (DEM) e Vagner de Oliveira (PSB), presentes na primeira edição do Câmara Móvel na Cidade Alta, região Oeste de Juiz de Fora. O projeto itinerante da Câmara Municipal de Juiz de Fora (CMJF) esteve no Bairro Caiçaras, na quadra da Escola Municipal Augusto Gotardelo, nesta quinta-feira, 24, das 9h às 17h, realizando várias ações para a população.

Na abertura do evento, o presidente da CMJF lembrou que o Câmara Móvel é uma oportunidade de a Casa Legislativa se aproximar cada vez mais do cidadão. “Essa é uma região grande que abrange o Caiçaras 1, 2 e 3, Parque São Pedro, Nova Germânia e Parque das Águas e que precisa de vários tipos de atendimentos. Hoje nós estamos aqui para ouvir as demandas coletivas e também pessoais”, disse. Juraci destacou ainda a falta de uma Unidade Básica de Saúde (UBS) na região. “É uma tristeza ver que a obra da UBS do bairro não foi para frente, é uma intervenção fundamental para a região”, completou.

A unidade de saúde também foi pauta da fala do vereador Dr. Antônio Aguiar, que ressaltou que “as pessoas precisam se deslocar bastante até a UBS do Bairro Santos Dumont para se consultarem”. Tiago Bonecão destacou que a zeladoria da região é uma das preocupações dos parlamentares e, lembrou, que “os vereadores não fazem, eles lutam e pedem pela comunidade e estamos pedindo pela praça, pelas ruas”.

Os cuidados e reparos no bairro foram as principais queixas de Tatiane Pereira do Carmo. “Represento as Ruas X e Y e convido os vereadores a irem conhecer as duas vias. Até hoje as ruas não foram asfaltadas, nem calçadas. Elas são ruas de acesso para vários moradores e durante as chuvas é um transtorno, sem contar que entram muitos bichos nas nossas casas”, declarou.

Além de ouvir as demandas dos moradores, o Câmara Móvel também levou até a comunidade vários serviços oferecidos pela Casa Legislativa como atendimentos jurídicos, de Defesa do Consumidor, superendividamento e processos; montagem de currículo e demonstração de vagas de empregos; corte de cabelo; cuidados à saúde com aferição de pressão arterial; orientações sobre a emissão de documentos importantes, como a carteira de identidade e certidões (como as de nascimento, casamento e óbito); emissão 2ª via de CPF e doação de livros.

Fiscaliza JF

Os vereadores e servidores do Fiscaliza JF também estiveram na parte da manhã na UBS do Bairro Santos Dumont, também na Cidade Alta. A equipe constatou problemas pontuais como mofos, deficiência de mobílias e equipamentos para arquivar documentos, por exemplo.

A enfermeira e supervisora da unidade, Silvana Aparecida de Castro, apontou algumas questões como a temperatura elevada no 2º andar da UBS, onde são aplicadas as vacinas, além do excesso de demanda que chega até a unidade. “Nossa unidade atende 400 pessoas por dia, nossa área abrange 20 mil usuários, entre moradores dos Bairros Santos Dumont, Aeroporto, Marilândia, Novo Horizonte, Nova Califórnia e adjacências”, afirmou. A servidora também destacou a necessidade de um “médico extra para atender ao Bairro Marilândia que tem, hoje, 12 mil habitantes”.

O presidente da CMJF, Juraci Scheffer, enfatizou a necessidade urgente da construção de mais duas unidades na Cidade Alta para atender a região do Caiçaras e também dos Bairros Marilândia e Nova Califórnia. “A tendência é crescer o número de usuários pelo aumento de empreendimentos na região. Sobre a UBS do Santo Dumont, vimos uma unidade que está razoável em termos de manutenção perto do que temos visto por aí. A unidade passou por uma reforma, está bem cuidada e tem demandas pontuais como a de prontuário eletrônico, que já vem sendo instalado pela Prefeitura”, concluiu.

A Câmara Municipal vai enviar ao Executivo um documento com todas as demandas e informações levantadas no Câmara Móvel e no Fiscaliza JF.

Mais informações: 3313-4734/4941 - Assessoria de Imprensa




Mais Notícias