26/05/2022

Nova Era recebe o Câmara Móvel




imagem

As orientações jurídicas e sobre documentação foram o carro chefe da ação social itinerante da Câmara Municipal de Juiz de Fora; o Câmara Móvel contou com a participação de lideranças locais e foi realizado na Igreja Santo Antônio, em Nova Era

A comunidade do Bairro Nova Era conseguiu resolver problemas jurídicos e de documentação nesta quinta-feira, 26, com o Projeto Câmara Móvel, que leva serviços e atendimentos direto da sede da Câmara Municipal de Juiz de Fora para os bairros da cidade. O aposentado Adair Vieira Gonçalves precisava de uma nova certidão de casamento e a equipe fez a solicitação direto ao cartório na cidade de Miradouro. “O atendimento foi bom e rápido, conferi os dados e, agora, basta aguardar para pegar a certidão definitiva na Câmara Municipal e, assim, tirar a minha identidade”.

Além de dúvidas jurídicas sobre as obrigações de seu contrato imobiliário, Cristiana dos Santos Dias veio com o marido para resolver um valor não ressarcido por conta de um consórcio de imóvel e o atendimento foi realizado pelo Serviço de Defesa do Consumidor da Câmara (Sedecon). “Vim tirar minhas dúvidas sobre um dinheiro a receber de uma empresa de consórcio. Eles vão convocar a empresa para resolver numa reunião na próxima semana”, disse.

Na abertura, o presidente Juraci Scheffer (PT) lembrou que a Câmara Municipal está presente nos bairros para ouvir a população, independentemente do tamanho do bairro, que no caso de Nova Era são quase 20 mil pessoas. “O projeto tem dado certo e a população está sentindo a presença dos vereadores nos bairros. Além de trazer os resultados da produção legislativa, podemos garantir que vamos levar as demandas ao Executivo, que são muitas visto o porte dessa região similar a de uma cidade mineira”, disse.

Morador de Santa Cruz, o 2º vice-presidente da Câmara, Nilton Militão (PSD), fez questão de saudar as lideranças e reforçou que os parlamentares estão cumprindo seu papel fiscalizatório na cidade. “Devemos destacar que o Câmara Móvel está presente em todos os lugares, mostrando que o Poder Legislativo está preocupado com a Zona Norte e toda a Juiz de Fora e, acima de tudo, fiscalizando e sempre mais próxima dos cidadãos”. O vereador Vagner de Oliveira (PSB) também elogiou a iniciativa do Câmara Móvel na região.

As lideranças aproveitaram a oportunidade de encontrar os vereadores para falar das demandas mais urgentes da região, que abrange os Bairros Nova Era 1 e 2 , Santa Lúcia e Jardim Alfineiros. Um deles foi Jader Wanir Franches, presidente da Sociedade Independente dos Amigos da Zona Norte e Distritos, que trouxe por escrito as demandas de toda a região e elogiou o trabalho que vem sendo feito no Legislativo. “A troca da rede de esgoto na Rua Sebastião Alves conseguimos com o vereador Juraci, mas hoje trouxemos outros pedidos como uma creche municipal, em Nova Era, além da necessidade de um trevo na entrada de Chapéu D’Uvas, onde ocorreu acidente com morte”, disse ele, que também é secretário do Conselho de Saúde. Além dele, outras lideranças dos Bairros Progresso e São Benedito, além de Monte Verde.

A Câmara realiza uma edição especial do projeto na próxima segunda-feira, 30, em frente à Câmara, em comemoração aos 172 anos de Juiz de Fora.

Fiscaliza JF visita a UBS Nova Era

Os parlamentares presentes, exercendo seu poder fiscalizatório, estiveram na UBS de Nova Era. “Algumas salas estão com mofo, mas tivemos uma impressão positiva em relação à estrutura física da unidade, que pode ser melhor aproveitada. Outro problema é a falta da bobina de papel para realizar exames e faltam médicos [PSF] para atender bem os 20 mil usuários”, disse Juraci.

A conselheira de saúde local, Talita Maria Nascimento, confirmou as necessidades de ampliar o quantitativo dos profissionais da UBS. “A unidade foi criada para atender 12 mil pessoas e agora aumentou o atendimento, e temos apenas oito agentes de saúde, sendo que a necessidade seriam 24, e apenas dois médicos, onde deveriam ter quatro”, disse ela, que já foi presidente da associação do bairro.

A Câmara Municipal vai enviar ao Executivo um documento com todas as demandas e informações levantadas no Câmara Móvel e no Fiscaliza JF, projeto que visita as unidades básicas de saúde e escolas públicas.

Mais informações: 3313-4734 - Assessoria de Imprensa




Mais Notícias