23/02/2022

Câmara Móvel - Igrejinha recebe o projeto itinerante do Legislativo




imagem

A CMJF levou serviços à comunidade de Igrejinha e seu entorno; um dos objetivos da ação era auxiliar no acesso de documentos aos afetados pela inundação do córrego local no fim de dezembro

Localizado a 23 km do Palácio Barbosa Lima, sede do Legislativo Municipal, o Bairro Igrejinha sediou nesta quarta-feira, 23, mais uma edição do Câmara Móvel. Pelo projeto, a Câmara Municipal de Juiz de Fora (CMJF) estendeu durante todo o dia seu leque de serviços àquela localidade. Além disso, representando o poder fiscalizatório da função, o presidente da CMJF, Juraci Scheffer (PT), juntamente com os vereadores Marlon Siqueira (PP) e Vagner de Oliveira (PSB), estiveram presentes no local conversando com moradores e observando demandas.

“A Câmara está hoje em um local muito querido a nós que, por ser mais distante do centro, muitas vezes não tem o mesmo acesso aos serviços que os vereadores e a nossa Casa prestam. Provamos mais uma vez que somos uma Câmara que não aparece apenas em períodos eleitorais, mas está levando, rotineiramente, seu portfólio de serviços à população”, resumiu Juraci. O presidente da CMJF apontou ainda os critérios de escolha do lugar para esta edição. “Igrejinha vem sofrendo muito com as chuvas de verão. Muitas pessoas perderam tudo, inclusive documentos e precisam acessar seus direitos”, destacando que a Câmara promoveu uma campanha de arrecadação de donativos para a população afetada.

Na fala dos parlamentares, a defesa por melhorias para as comunidades rurais com presença de atividade agropecuária, como Igrejinha e adjacências, foi evidente. Vagner de Oliveira comentou a dificuldade de os moradores de bairros e distritos mais afastados virem constantemente ao Centro, enfrentando linhas de ônibus irregulares, para ter os serviços da Câmara, e como é bem-vinda a realização da iniciativa nesses locais. Na mesma linha, Marlon Siqueira cobrou melhorias para as estradas vicinais. “Sei que o Executivo também está preocupado com isso, tanto que criou-se um departamento próprio agora para este fim, mas precisamos de resultados”.

O Legislativo, durante todo o dia, ofertou à população serviços de atendimentos jurídicos, de Defesa do Consumidor, superendividamento e processos; montagem de currículo e demonstração de vagas de empregos; orientações sobre a emissão de documentos importantes, como a carteira de identidade e certidões (como as de nascimento, casamento e óbito); emissão de 2ª via de CPF; doação de livros - com destaque para um novo material educativo sobre Proteção Animal confeccionado pela CMJF; e doação de mudas de plantas nativas. Além disso, as pessoas puderam acessar serviços de atenção à saúde com aferição de pressão, glicemia e cálculo de IMC.

Fiscaliza JF

Acompanhado do presidente da Casa, o serviço de fiscalização da Câmara esteve na Unidade Básica de Saúde (UBS) do Bairro Igrejinha. A incursão aconteceu durante a vacinação de pacientes, e os servidores e o vereador Juraci Scheffer puderam conversar com os usuários do equipamento. Entre as demandas percebidas, estão a reforma de algumas paredes que estão com infiltração e mofo e a ampliação de equipe com adição de um farmacêutico e mais dois agentes comunitários de saúde às equipes, considerando a avaliação preliminar do grupo - um relatório final ainda será finalizado e publicado no site da Câmara.

Mais informações: 3313-4734/4941 - Assessoria de Imprensa




Mais Notícias