13/01/2022

Bairro Jardim Esperança recebe o Projeto Câmara Móvel




imagem

Fiscaliza JF esteve nas Unidades Básicas de Saúde dos Bairros Jardim Esperança e Retiro e constatou diversas demandas que precisam ser sanadas urgentemente; a CMJF irá fazer um relatório solicitando providência; após aprovação em Plenário, o documento será encaminhado à prefeita

Nesta quinta-feira, 13, o Câmara Móvel esteve no Bairro Jardim Esperança. O projeto foi realizado na Creche Municipal Nossa Senhora de Fátima, localizada na Rua Padre Acácio Duarte, s/n, e levou atendimentos, serviços e orientações à população. Estiveram presentes no Câmara Móvel os vereadores Juraci Scheffer (PT - presidente da CMJF), Vagner de Oliveira (PSB), Tiago Bonecão (CIDADANIA), Kátia Franco Protetora (PSC), Dr. Antônio Aguiar (DEM) e João Wagner Antoniol (PSC).

Os serviços oferecidos foram de atendimentos jurídicos, de Defesa do Consumidor, superendividamento e processos; montagem de currículo e demonstração de vagas de empregos; corte de cabelo; cuidados à saúde com aferição de pressão arterial; orientações sobre a emissão de documentos importantes, como a carteira de identidade e certidões (como as de nascimento, casamento e óbito); emissão 2ª via de CPF; doação de livros e a presença do Fiscaliza JF, para verificar as condições e o bom funcionamento dos equipamentos públicos.

O presidente da Casa, Juraci, realizou a abertura do evento e agradeceu o empenho de todos os envolvidos no projeto e contou sobre a visita do Fiscaliza JF, que foi realizada nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) dos Bairros Jardim Esperança e Retiro. “Detectamos diversas demandas como mato alto, infiltrações, alagamentos, falta de agente de saúde, farmacêutico em tempo integral, problemas crônicos com relação à saúde; e nós fazemos esse levantamento porque queremos o bem da cidade. Esse olhar diferenciado que estamos com relação ao Fiscaliza JF é fundamental devido a nossa função de fiscalizar as ações do Executivo, não estamos aqui crucificando aquilo que não é feito, mas precisamos mostrar que estamos muito atrasados com relação aos cuidados das nossas UBSs. Solicitamos que a Secretaria de Saúde tome providências”.

Dr. Antônio destacou os trabalhos da Câmara Municipal: “A Câmara tem cumprido de forma rigorosa os seus trabalhos, nós recebemos via redes sociais ou de forma presencial diversas reclamações e queixas da população e nós tentamos ajudar e resolver. Produzimos movimento e leis no sentido de reverter e mitigar da melhor forma possível os problemas que nos são apresentados. O Câmara Móvel faz com que tenhamos esse contato direto com a população e ver de perto, com os próprios olhos, o que a comunidade nos leva nas suas reivindicações. Durante a visita na Unidade Básica do Bairro Retiro, verificamos que ela está totalmente desleixada e largada e posso dizer que é insalubre para os profissionais de saúde. Hoje tem uma médica afastada do trabalho porque ela é alérgica e eu não vi nenhum lugar na unidade que não tinha mofo. Verificamos também que as cadeiras para usar o computador estão quebradas, falta de envelope - material de suma importância para manter o sigilo do prontuário do paciente, entre outros”.

Kátia Franco ressaltou a importância do Câmara Móvel. “Por meio do projeto, trazemos os serviços até as comunidades e nós estamos aqui in loco para ver o que a população precisa”. Tiago Bonecão disse que já conhece as dificuldades do bairro, e sabe que o local é esquecido. “Desde 2016 conseguimos uma emenda com o deputado federal Dimas Fabiano, para aquisição de computadores para a UBS do Jardim Esperança e desde de 2017 eles estão parados dentro da Secretaria de Saúde, porque na unidade não tem a Rede Lógica. Eu tenho que ficar bravo mesmo, a população precisando de uma atenção urgente. Fui na UBS e vi rachaduras, mofo, geladeira estragada, situação muito difícil para a nossa população”.

Vagner de Oliveira, durante o seu pronunciamento, disse que destinou emenda para ser investida na creche. “Às vezes os valores não são tão grandes, mas contribuem para as necessidades mais urgentes”. João Wagner reclamou da administração e citou a zeladoria da creche. “O gramado que estamos pisando é grande, o estado que se encontra o colégio e o parquinho das crianças é lamentável. É uma vergonha uma creche como essa estar com seu espaço externo sujo”.

Fiscaliza JF

O Coordenador do Fiscaliza JF, Vinicius de Azevedo, disse que foram constatados em ambas as Unidades Básicas de Saúde (Bairros Jardim Esperança e Retiro) mofo, infiltração e umidade. “Além dos problemas comuns, na UBS de Jardim Esperança não existe a Rede Lógica que transmite com mais rapidez as informações para a prefeitura. Já na UBS do Retiro o maior problema está no consultório odontológico, quando chove há alagamento e isso impede o atendimento, fazendo com que a demanda fique cada vez mais oprimida.

A Câmara Municipal vai enviar à Prefeitura de Juiz de Fora um documento com todas as demandas e informações levantada durante o Câmara Móvel e as visitas do Fiscaliza JF

Mais informações: 3313-4734/ 4941 - Assessoria de Imprensa




Mais Notícias