16/12/2021

Câmara Móvel - Bairro Ipiranga recebe vereadores e serviços gratuitos




imagem

Três unidades de saúde receberam também a visita do Fiscaliza JF; os moradores narraram aos vereadores os principais problemas da região e reclamaram da construção de condomínios que impactam, negativamente, a estrutura já precária dos bairros da Zona Sul

Nesta quinta-feira, 16, a equipe de servidores e os vereadores da Câmara Municipal esteve no Bairro Ipiranga para a 5ª edição do Projeto Câmara Móvel. As ações de atendimentos gratuitos à população aconteceram na Praça do Ipiranga, com a presença de parlamentares. No evento, a população pôde, de perto, conversar com os parlamentares e apresentar as demandas e sugestões de melhoria para o bairro e região.

Estiveram presentes o presidente da CMJF, Juraci Scheffer (PT), e os vereadores André Luiz (REPUBLICANOS); Cida Oliveira (PT); João Wagner Antoniol (PSC); Marlon Siqueira (PP); e Vagner Oliveira (PSB). Juraci abriu os trabalhos de atendimento com ênfase na população volumosa da região e no caráter de mediação dos vereadores nas relações entre a população e a Prefeitura. Estamos recebendo as demandas e sugestões da população. Há muitas carências e a necessidade de um olhar mais atento do Poder Público. São anos de demandas reprimidas e que serão encaminhadas ao Poder Executivo por meio de Requerimento da Mesa Diretora, adiantou.

Preocupados com as soluções para os pedidos da população, os vereadores Cida Oliveira, Vagner de Oliveira e João Wagner reforçaram as parcerias e o compromisso do Poder Público com as indicações dos vereadores quanto às carências da população. O vereador André Luiz salientou que o compromisso com o bairro é um dever e uma obrigação. Ele apontou alguns direcionamentos já definidos para emendas parlamentares na região. Há emendas destinadas pelos vereadores para as Unidades Básicas de Saúde e escolas”. A topografia da Zona Sul foi lembrada por Marlon Siqueira para a necessidade de atenção nas obras de drenagem.É uma das regiões mais castigadas do nosso município pelas chuva.

Dentre as principais demandas do bairro, estão a coleta de lixo, melhorias na quadra poliesportiva, academias ao ar livre, modernização e aumento do espaço da UBS Ipiranga. O morador há 55 anos do bairro, Paulo Ferreira da Rocha, pediu mais critério nas aprovações para construção de condomínios na Zona Sul. E cobrou mais estruturas capazes de suportar os condomínios já existentes e em finalização, “que trazem prejuízos estruturais ao bairro. Problemas no córrego, escoamento da água das chuvas e aumento significativo de moradores na reunião para o uso dos serviços públicos, como escolas, unidades de saúde e creches”, criticou o morador.

O comerciante José Carlos Corrêa, que há 15 anos administra uma banca de jornal na Praça do Ipiranga, reforçou a importância de ações como as propostas pelo Câmara Móvel e pediu mais apoio às práticas esportivas dos jovens do bairro. Ele sugeriu também a criação de uma academia ao ar livre para os idosos, com a colocação de equipamentos em áreas pouco utilizadas da praça.

Os servidores atuaram no assessoramento jurídico, de Defesa do Consumidor, superendividamento e processos; montagem de currículo e demonstração de vagas de empregos; orientações sobre a emissão de documentos importantes, como a carteira de identidade e certidões (como as de nascimento, casamento e óbito); emissão 2ª via de CPF. Além disso, houve o registro de verificações da equipe do Fiscaliza JF nas UBSs do Ipiranga e Santa Efigênia; e na UPA de Santa Luzia.

Fiscaliza JF

A equipe do Fiscaliza JF visitou três unidades de saúde para a averiguação das condições. O servidor Guilherme Mendonça explicou que nas duas UBSs há demanda para a construção de uma nova unidade, em terrenos já definidos. No caso da UBS do Ipiranga, os moradores alegam que, devido ao aumento populacional gerado pelos condomínios, há necessidade de mudar o formato na prestação de serviços para o modelo Saúde da Família. Os moradores relataram também falta de profissionais, tais como enfermeiro e ginecologista. Já na UBS de Santa Efigênia, além da reclamação por outra unidade mais nova e maior, a equipe do Fiscaliza JF encontrou problemas com mofo, armários inadequados e falta de material de escritório.

No caso da UPA do Bairro Santa Luzia, as complicações se concentram no alto volume de internações. O local não apresenta dificuldades estruturais, No entanto, os profissionais de saúde narraram aos servidores os contratempos ocasionados pelas internações longas. De acordo com eles, não é uma realidade compatível com a proposta da unidade. “O que acaba gerando problemas de vagas para o atendimento a outras pessoas, conforme nos explicaram os profissionais”, explica Guilherme.

Mais informações: 3313-4734 - Assessoria de Imprensa




Mais Notícias