09/12/2021

Câmara Móvel - São Benedito recebe evento itinerante do Legislativo




imagem

A Praça Maria Elídia, no Bairro São Benedito, recebeu a quarta edição do Câmara Móvel; evento levou serviços gratuitos aos moradores da região; obras em equipamentos públicos foram anunciadas

Aproximar o Legislativo da população: esse é o principal objetivo do Câmara Móvel. O evento itinerante desenvolvido pela Câmara Municipal de Juiz de Fora (CMJF) leva serviços gratuitos e cidadania às comunidades da cidade. A quarta edição foi realizada nesta quinta-feira, 9, na Praça Maria Elídia, no Bairro São Benedito, Zona Leste.

O presidente da CMJF, vereador Juraci Scheffer (PT), ressaltou que a ação auxilia diversas pessoas a terem acesso a documentos e a atendimentos sem custo. “Muitos cidadãos deixam de regularizar seus documentos por questões financeiras, com o Câmara Móvel conseguimos assessorar a população levando estes serviços dentro comunidade. Desta forma, até o custo de deslocamento é minimizado”. Em consonância, o parlamentar Tiago Bonecão (CIDADANIA), comentou a importância do evento na comunidade. “Sou um parlamentar de bairro e queremos cada vez mais trabalhar dentro das comunidades. A população quer olho no olho e estamos aqui para isto”.

“Nós, moradores do bairro, estamos agradecidos pela ação. Tem pessoas na comunidade que não têm documentos essenciais como certidões e CPF, hoje foi uma grande oportunidade de eles regularizarem essa situação”, afirmou a presidenta da Associação de Moradores do Bairro São Benedito, Shetara de Oliveira. Ela ainda ressaltou que o Câmara Móvel é um marco para o bairro: “estamos virando a página, estamos trabalhando juntos para deixar aquela imagem negativa da comunidade no passado”.

O Câmara Móvel ofereceu serviços de assessoramento jurídico (orientação para pensão, LOAS, INSS e entre outros), de Defesa do Consumidor, superendividamento e processos; montagem de currículo e demonstração de vagas de empregos; orientações sobre a emissão de documentos importantes, como a carteira de identidade e certidões (como as de nascimento, casamento e óbito); emissão 2ª via de CPF; doação de livros e mudas nativas.

Ampliando a gama de serviços de cuidados à saúde, essa edição contou com orientação nutricional com o cálculo de bioimpedância, de massa muscular e gordura. Além dos atendimentos de aferição de pressão arterial, glicemia e IMC (Índice de Massa Corporal), os serviços foram ofertados por meio de parceria com as Faculdades Estácio de Sá e Suprema. O evento teve o apoio do Corpo de Bombeiros, da Polícia Militar e da Guarda Municipal.

Estiveram presentes no evento os vereadores Dr. Antônio Aguiar (DEM), Cida Oliveira (PT), Bejani Júnior (PODE), João Wagner Antoniol (PSC) e Kátia Franco Protetora (PSC).

Fiscaliza JF

Com o intuito de verificar a infraestrutura e os atendimentos dos equipamentos públicos da região, os vereadores, juntamente com os servidores do Fiscaliza JF, inspecionaram as UBSs (Unidade Básica de Saúde) dos Bairros São Benedito e Santa Cândida, além da Praça Maria Elídia.

Durante o procedimento, foi levantado que a estrutura física da UBS do Bairro São Benedito é inadequada e sem acessibilidade. “Aqui são atendidas cerca de 10 mil pessoas. A UBS foi transferida para essa residência há cerca de 7 anos e funciona no segundo andar, não atendendo com dignidade a população”, disse Juraci Scheffer em visita ao local.

Obras anunciadas

Durante o evento, obras importantes e aguardadas pelos moradores da região foram anunciadas. Em sua fala o parlamentar Tiago Bonecão anunciou que nos próximos dias será divulgado o início da obra da UBS do Bairro São Benedito. “Tinha o compromisso com a comunidade de lutar todos os dias para que a obra da UBS se tornasse realidade. E nos próximos dias estaremos fazendo o anúncio da empresa que fará a obra”. O vereador Marlon Siqueira (PP), líder do governo, comentou que o retorno da obra será possível por meio de verbas advindas de emendas parlamentares.

Próximas edições

As próximas edições acontecerão no dia 16, no Bairro Ipiranga; e no dia 21, no Bairro Dom Bosco. A Câmara Municipal atenderá com o projeto a todas as regiões de Juiz de Fora. Todas as ações terão cobertura completa da JFTV Câmara, pelo canal 35.1 e no YouTube, e pela Rádio Câmara.

Mais informações: 3313-4734 - Assessoria de Imprensa




Mais Notícias