02/12/2021

Câmara Móvel - Bairro Santo Antônio recebe o projeto itinerante do Legislativo




imagem

Em sua terceira edição, o Câmara Móvel levou serviços ao Bairro Santo Antônio e seu entorno; vereadores levaram o Fiscaliza JF às UBSs dos Bairros Santo Antônio e Nossa Senhora de Lourdes

Sendo o conceito de “cidadania” um conjunto de direitos e deveres exercidos por um indivíduo e a ocupação de espaços de poder na sociedade, a Câmara Municipal de Juiz de Fora (CMJF) realizou nesta quinta-feira, 2, mais uma ação cidadã. Desta vez, em sua terceira edição, o projeto Câmara Móvel desembarcou na Praça Nilo Sotto Maior, na área central do Bairro Santo Antônio.

“O Câmara Móvel representa muito o trabalho da nossa própria Casa Legislativa: operoso, com grande produção legislativa e cada vez mais próximo ao cidadão. Não poderíamos deixar de estar neste bairro e região, nossa cidade começou aqui, tanto que tínhamos o nome de Santo Antônio do Paraibuna”, destacou o presidente da Câmara, Juraci Scheffer (PT), em seu discurso. Também participaram da ação as vereadoras Cida Oliveira (PT), Kátia Franco Protetora (PSC) e Laiz Perrut (PT), e os vereadores João Wagner Antoniol (PSC), Julinho Rossignoli (PATRIOTA) Maurício Delgado (DEM) e Marlon Siqueira (PP).

Durante todo o dia, o Legislativo ofertou à população serviços de atendimentos jurídicos, de Defesa do Consumidor, superendividamento e processos; montagem de currículo e demonstração de vagas de empregos; orientações sobre a emissão de documentos importantes, como a carteira de identidade e certidões (como as de nascimento, casamento e óbito); emissão de 2ª via de CPF; doação de livros - com destaque para um novo material educativo sobre Proteção Animal confeccionado pela CMJF; e doação de mudas de plantas nativas. Além disso, as pessoas puderam acessar serviços de atenção à saúde com aferição de pressão, glicemia e cálculo de IMC.

Fiscaliza JF

Após a abertura, os parlamentares levaram o corpo técnico de fiscalização da Câmara, o Fiscaliza JF, a alguns equipamentos públicos próximos, ouvindo usuários e servidores. “Não queremos uma fiscalização persecutória, mas buscamos a governança conjunta da cidade”, disse Juraci, que esteve com outros vereadores nas unidades de saúde (UBS) do Bairro Santo Antônio e Nossa Senhora de Lourdes. Além de algumas adequações na estrutura, foi destacado que o pedido por mais um profissional de medicina já havia sido atendido, segundo o vereador - e morador da região - João Wagner. Acompanhando a movimentação do Legislativo, a aposentada Vera Lúcia, moradora do Terras Altas, aprovou a ação. “Precisamos sempre disso, vereadores nos bairros ouvindo o povo, que sofre muitas vezes e não tem a ideia de recorrer a Câmara”. Posteriormente, os relatórios do Fiscaliza JF são divulgados e ficam registrados no site da Câmara.

Próximas edições

O Projeto Câmara Móvel leva serviços gratuitos, comumente oferecidos na sede do Palácio Barbosa Lima, aos bairros de Juiz de Fora. A quarta edição acontecerá no São Benedito, no dia 9, Zona Leste de Juiz de Fora, e em seguida nos bairros Ipiranga, no dia 16, e Dom Bosco, no dia 23.

Mais informações: 3313-4734/4941 - Assessoria de Imprensa




Mais Notícias