06/01/2022

Câmara Móvel chega a Santa Luzia




imagem

As fortes chuvas que inundaram casas e lojas no Bairro Santa Luzia motivaram a escolha do local de realização do primeiro Câmara Móvel do ano

O primeiro Câmara Móvel de 2022 contemplou os moradores do Bairro Santa Luzia, Zona Sul, afetado pelas chuvas que atingiram o município no final de dezembro de 2021. Atendimentos, serviços e orientações foram ofertados na praça do bairro nesta quinta-feira, 6. O Projeto Câmara Móvel foi desenvolvido pela Câmara Municipal de Juiz de Fora (CMJF) e intensifica a interlocução dos parlamentares com as comunidades.

A população que perdeu bens e teve suas casas invadidas pela água e pelo barro teve acesso, ao longo do dia, a documentação civil, orientação jurídica e de defesa do consumidor, aferição de pressão arterial, além de orientações sobre primeiros socorros com a equipe de instrutores do Samu. Na abertura do evento, os vereadores e as vereadoras presentes lamentaram os prejuízos sofridos pelos moradores devido à cheia do Córrego do Ipiranga, que corta a centralidade do Bairro Santa Luzia.

A Câmara Municipal encaminhou algumas demandas da comunidade ao Executivo, segundo o presidente Juraci Scheffer (PT), identificadas com as lideranças durante a visita ao bairro após a enchente, incluindo as mais imediatas como limpeza do córrego. “A Câmara está mais perto da população com o Câmara Móvel nos bairros, e estamos aprovando projetos de longo prazo, permitindo que a Prefeitura realize um plano de drenagem. Sabemos que o Poder Público abandonou a região há muitos anos e estamos atentos às outras reformas pontuais como da UBS e dessa praça”, ressaltou.

Assim como Juraci, os vereadores Tiago Bonecão (CIDADANIA) e Zé Márcio Garotinho (PV) também lembraram da taxa de drenagem de R$ 100 milhões e dos projetos que liberam recursos advindos do acordo com a Vale para obras de drenagem aprovados em Plenário, que permitem ao Executivo resolver o problema de forma mais efetiva. Dentre as causas das enchentes, foi apontado pela vereadora Cida Oliveira (PT), entre outros, o problema do mais recente empreendimento no Cascatinha nos arredores de Santa Luzia, que “transformou o córrego num esgoto a céu aberto”, segundo a vereadora.

No entanto, essa não era a realidade do bairro há 50 anos, de acordo com o presidente Benoni da Costa, da Associação de Moradores de Santa Luzia. “O córrego do Ipiranga era um local próprio para se banhar e, ao longo dos anos, não comportou o crescimento desordenado enfrentado pela região. Vai chegar o dia em que não poderemos morar, na época das águas de verão, na Avenida Santa Luzia, concluiu.

Sobre a questão dos empreendimentos, o vereador Marlon Siqueira (PP) destacou ainda que o novo decreto da Prefeitura foi acertado para a região Sul, não permitindo os alvarás em termos de obras, evitando a movimentação de terras”. Ele disse que é pertinente estar em Santa Luzia neste momento em que as pessoas perderam bens, facilitando a vida dos moradores no acesso aos serviços e na interlocução dos moradores com o Executivo.

De fato, a chuva do último dia 17 de dezembro causou transtornos aos moradores do bairro, segundo Vitor Costa, conselheiro local de Saúde, e ele considera a presença dos vereadores e vereadoras fundamental para buscar soluções efetivas para a enchente que dura mais de 20 anos no bairro.

Fiscaliza JF

Após o evento na praça, a vereadora Laiz Perrut (PT), os vereadores Vagner de Oliveira (PSB) e Tiago Bonecão acompanharam a comitiva do Fiscaliza JF, ao lado do presidente, Juraci Scheffer, para identificar possíveis problemas e escassez de materiais nas Unidades Básicas de Saúde. Na UBS Santa Luzia verificaram a falta de câmara fria para vacinas e na UBS Cruzeiro do Sul a necessidade de resolver os vazamentos e infiltrações internos, de mais computadores e de um repetidor de internet. As demandas serão encaminhadas por meio de Pedido de Informação à Secretaria Municipal de Saúde.

Participaram também do evento a vereadora Tallia Sobral (PSOL), que lembrou que a praça no Bairro Santa Luzia é especial por ser palco de encontros dos grupos tradicionais de capoeira. A próxima edição do Câmara Móvel acontecerá no dia 13 de janeiro no Bairro Jardim Esperança, próximo ao Retiro, região Sudoeste de Juiz de Fora.

Mais informações: 3313-4734 - Assessoria de Imprensa




Mais Notícias