Publicada em: 28/03/2005 - 470 visualizações

Comunidade de Igrejinha sofre com as chuvas

Comunidade de Igrejinha sofre com as chuvas (28/03/2005 00:00:00)

Comunidade de Igrejinha sofre com as chuvas

Urgência na solicitação de um estudo topográfico detalhado na região de Igrejinha foi o pedido do vereador Doutor Waldir (PP) ao diretor de Políticas Urbanas da Prefeitura, Antônio Carlos Guimarães Rocha. Autor do requerimento solicitando audiência pública para tratar sobre o assunto, o legislador está preocupado com as constantes enchentes que vem acontecendo no local nos últimos anos. De acordo com ele, a situação tem se agravado muito por causa das mudanças climáticas por que vem passando o planeta, ocasionando chuvas torrenciais intensas. “Famílias inteiras estão perdendo objetos pessoais, ficando desabrigadas e ainda, com riscos de contrair doenças graves como a Leptospirose, transmitida pela urina do rato”, disse.

O tom da reunião foi explicativo. O representante do Executivo prestou esclarecimentos sobre o trabalho que o órgão tem desenvolvido no local, nos últimos dias, quando a cidade tem sido castigada por fortes chuvas. Antônio Carlos, que também é engenheiro, afirmou que o prefeito Alberto Bejani (PTB) está ciente de todos os problemas enfrentados pela comunidade de Igrejinha e já o orientou a enviar um requerimento a Cesama pedindo uma análise do Córrego das Três Pontas, que corta o bairro.

Os vereadores quiseram saber como o Executivo tem resolvido o problema de famílias desabrigadas e como a Prefeitura pode melhorar a prevenção a acidentes graves. “Queremos o melhor para a nossa cidade e acredito que Legislativo e Executivo podem unir esforços para amenizar o drama de pessoas carentes que perdem suas casas, objetos e parentes em desabamentos e enchentes”, disse Doutor Waldir.

Antônio Carlos informou que a DPU tem tentado resolver a situação, realizando periódicas fiscalizações em locais de ocupação irregular, geralmente sem infra-estrutura. “Estamos agilizando ainda, uma campanha de conscientização para que os moradores não joguem lixo as margens do córrego. Desabamentos e enchentes também são conseqüência de ações depredatórias do homem e da falta de educação para com as questões sobre o meio ambiente”, argumentou.

Um outro ponto discutido pelos vereadores foi à desapropriação de algumas residências para a realização de obras no Córrego Três Pontas que corta Igrejinha. Para o representante do Executivo, somente com o resultado do estudo topográfico que se poderá tomar providências.