Publicada em: 27/09/2005 - 413 visualizações

Vereadores discutem melhorias para idosos

Vereadores discutem melhorias para idosos (27/09/2005 00:00:00)
 

Vereadores discutem melhorias para idosos

       Hoje, 27/09, Dia Nacional da População Idosa, foi de reflexão na Câmara. Em audiência pública, o vereador José Sóter de Figueirôa (PMDB) falou sobre avanços necessários como o respeito à reserva de 10% dos programas habitacionais do município para pessoas da terceira idade carentes, a capacitação de agentes de saúde com atendimento domiciliar, o repensar do modelo asilar, a descentralização das ações do Centro de Convivência e o incentivo ao surgimento de cuidadores de idosos.
        O peemedebista lembrou serem os idosos o segmento que mais cresce no mundo. Em 1950, as pessoas com mais de 60 anos de idade somavam 220 milhões e, em 2020, chegarão a 1 bilhão 200 milhões. O Brasil, que atualmente é o 15º país em população da terceira idade, passará a sexto, o que torna necessário preparativos.
        A Câmara de Juiz de Fora tem dado a sua contribuição, através do Centro de Atenção ao Cidadão, do Disque Idoso e de projetos de lei, conforme citado por vereadores, como Bruno Siqueira (PMDB). Pastor Carlos, por exemplo, informou ter elaborado um dispositivo prevendo a gratuidade no transporte coletivo a partir dos 60 anos
        A necessidade de mais ser feito é, entretanto, reconhecida. Isauro Calais (PMN) ressaltou a pauta tirada no VI Congresso Estadual dos Aposentados e Pensionistas que contém, entre outros tópicos, recuperação do valor dos benefícios e cumprimento integral do Estatuto do Idoso. Eduardo Freitas (PDT) propõe uma parceria com o Conselho de Idoso e demais vereadores na elaboração de uma lei específica para a regulamentação do funcionamento de casas de internamento de longa permanência.
        Antônio Jorge (PSDB) abordou o problema enfrentado devido à precariedade das aposentadorias e custo de manutenção e recuperação da saúde, com dificuldade de acesso aos medicamentos. O princípio da eqüidade foi acionado quando defendeu uma cesta básica de remédios específica para a terceira idade, além da capacitação de médicos em geriatria.
        Dr. Waldir (PTB) desenvolve o projeto Idoso Sem Fratura, defende um centro especializado de atendimento e a Terceira Idade com Felicidade, conscientizando a sociedade para tratar idosos com mais respeito.
        Novy insistiu na importância dos benefícios conquistados até agora serem estendidos à área rural, enquanto outros vereadores como Romilton Faria (PFL), José Emanuel (PMN) e João do Joaninho destacaram a necessidade de ser observado o princípio do respeito.
        Entre os presentes à audiência, Eudes Menezes de Alburqueque, subsecretário de Saúde; Ligia Maria Resende Loureiro, da Amac; Cristina Novais, do Conselho Municipal do Idoso, entre outros.
       

Arquivo de notícias >>>

 


©2025. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade