Câmara discute segurança no trânsito em Juiz de Fora
Juiz de Fora vai desenvolver um programa de segurança e educação no trânsito com verba de R$40mil ao mês. A informação foi dada pelo coronel Ciro Rodrigues, Coordenador de Segurança da Gettran, durante audiência pública realizada na Câmara Municipal para discutir o problema do tráfego de motos, bicicletas e triciclos na cidade. A reunião foi solicitada pelo vereador Eduardo Novy (PRP).
Em 2002, ele apresentou projeto de lei proibindo o trânsito destes veículos em áreas utilizadas por pedestres, excetuando-se os equipamentos de uso de portadores de deficiências físicas. Com o objetivo de melhorar o texto da Lei o autor retirou o projeto de tramitação e propôs a audiência. O vereador ainda considerou o encontro o início de um processo de melhorias na segurança do trânsito, questão muito cobrada pela população. Não vou parar por aqui, continuarei cobrando soluções da Gettran. Temos que dar à população condições de transitar com segurança, afirmou.
O vereador Dr. Waldir (PP), que é médico plantonista de urgência e emergência, lembrou da quantidade de casos atendidos envolvendo acidentes ente ciclistas, carros e pedestres. É uma constância nos depararmos com casos graves, inclusive de pacientes que vão para o CTI, ficam com lesões permanentes, inválidos ou morrem. Por isso considero necessárias medidas educativas no trânsito, inclusive com intensificação na fiscalização.
O Diretor do Departamento de Estudos e Projetos da Gettran/JF fez apresentação mostrando o aumento no número de acidentes envolvendo bicicletas em Juiz de Fora. Em 2001 foram registrados 272 casos e em 2004 351 um acréscimo de 77,5%. Já os acidentes envolvendo veículos automotores subiram 6221 em 2001 para 6687 em 2004.
|