Publicada em: 10/10/2025 - 464 visualizações

Sedecon oferece palestra para pessoas em situação de rua

Sedecon oferece palestra para pessoas em situação de rua (10/10/2025 00:00:00)
  • O órgão esteve presente na Casa de Passagem de Homens - Gentileza
 

 

O Serviço de Defesa do Consumidor (Sedecon) da Câmara Municipal de Juiz de Fora (CMJF) esteve presente na Casa de Passagem de Homens - Gentileza (CPH-Gentileza), ministrando uma palestra sobre golpes financeiros, gastos excessivos e empréstimos para pessoas em situação de rua que são abrigadas pela associação, na última quinta-feira, 09. “Pessoas em situação de rua também são consumidoras e, muitas vezes, alvos de práticas abusivas. Ao oferecer informações claras e acessíveis, a palestra contribuiu para prevenir fraudes, fortalecer a autonomia financeira e reduzir danos econômicos”, afirmou Manoel Denezine Tavares coordenador do Sedecon que ministrou a palestra. 


Muitos abrigados têm pouca ou nenhuma familiaridade com termos como “juros abusivos”, “contratos de empréstimo” ou “fraudes digitais”. Segundo Rafaela Denezine, psicóloga e coordenadora da CPH-Gentileza, a palestra ajudou a traduzir esses conceitos de forma acessível, tornando o conhecimento mais democrático. “Trata-se de uma iniciativa que reconhece a dignidade dessas pessoas e fortalece sua inclusão social. Aproximando o poder público a população de rua, amplia-se o acesso à justiça e aos serviços de orientação e defesa do consumidor”, explicou Rafaela.


Ao serem reconhecidos como cidadãos com direitos, os participantes se sentem valorizados, o que contribui para a reconstrução da autoestima e da identidade social. A iniciativa ajuda a entender os riscos de dívidas e golpes, os participantes ficam mais preparados para evitar situações que possam levá-los novamente à rua ou dificultar sua reinserção social. Manoel reforça que “saber que existe um órgão como o Sedecon e que há profissionais dispostos a atendê-los pessoalmente cria um canal direto com o poder público, incentivando a procura por apoio e orientação”


Ao final, foi oferecido aos usuários um cartão com o endereço do Sedecon e o nome do coordenador Manoel, que se prontificou a atendê-los pessoalmente. “A palestra foi um momento de grande participação e interação através das muitas dúvidas apresentadas. Hoje de manhã, quando abrimos o Sedecon já tinha um senhor à espera de ser atendido”, relatou o coordenador do Sedecon. 


A coordenadora do CPH-Gentileza finalizou reforçando a importância de ações como essa. Segundo ela, “a interação durante a palestra, com perguntas e relatos, mostra que os abrigados têm voz e que suas experiências são levadas em consideração. Isso fortalece o vínculo entre os usuários e a equipe da casa. E isso é um exemplo inspirador de como políticas públicas podem ser levadas onde são mais necessárias, com respeito, empatia e compromisso com a transformação social”. 


A proposta surgiu de uma iniciativa para levar o Sedecon às ruas. Segundo Manoel, “a ideia é formar parcerias com diversas instituições para levar os serviços para a população”.  Além desses, a Casa de Passagem de Homens - Gentileza, o serviço também tem parcerias com o Banco Itaú, com a Unimed e com o Centro de Referência dos Direitos Humanos de Juiz de Fora e da Zona da Mata. Outra iniciativa do Sedecon é levar os serviços aos bairros da cidade, através de uma van que irá prestar atendimento aos moradores que não conseguem se deslocar até a sede. 


Atendimento 

O horário de atendimento do Sedecon é de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, no térreo do Centro Administrativo da Câmara Municipal (Rua Marechal Deodoro, 722, Parque Halfeld). Caso precise tirar dúvidas com a equipe do Sedecon, envie mensagem pelo número de WhatsApp (32) 99183-2872.


Assessoria de Imprensa: 3313-4734


 


©2025. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade