Publicada em: 08/07/2025 - 102 visualizações

João Wagner propõe abono de faltas para acompanhamento de menores em tratamento de câncer

João Wagner propõe abono de faltas para acompanhamento de menores em tratamento de câncer (08/07/2025 00:00:00)
  • Projeto de lei também pretende criar o Selo Empresa Presença que Cura
 

 

A Câmara está debatendo o abono das faltas justificadas dos empregados da iniciativa privada para acompanhamento de menores de dezoito anos hospitalizados para tratamento de câncer. A iniciativa de apresentar o projeto de lei partiu do vereador João Wagner Antoniol (MDB). A proposta foi apresentada no dia 4 de julho. Pretende também criar o Selo Empresa Presença que Cura.

Se o projeto virar lei, o selo será concedido às empresas que aderirem voluntariamente ao programa de abono de faltas. Poderá ser utilizado em marketing para fins institucionais. Na justificativa do projeto, o vereador aponta que a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) não trata expressamente da hipótese do abono de faltas para esse objetivo. No entanto, segundo ele, a proposição encontra respaldo na Lei nº 15.069/2024, que instituiu a Política Nacional de Cuidados. “A jurisprudência nacional também tem reconhecido a justificativa legítima da ausência do trabalho nos casos em que há necessidade do acompanhamento de filhos em tratamento médico grave, afastando penalidades trabalhistas e reforçando o valor do cuidado familiar”, defende João Wagner.

O Projeto de Lei nº 261/2025 está em tramitação nas Comissões Permanentes da Câmara Municipal. Clique aqui e confira a redação completa.

Assessoria de Imprensa: 3313-4734


 


©2025. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade