Publicada em: 26/06/2025 - 44 visualizações

Tribuna Livre - Educandário Carlos Chagas pede investimentos do Poder Público para construção de residências inclusivas

Tribuna Livre - Educandário Carlos Chagas pede investimentos do Poder Público para construção de residências inclusivas (26/06/2025 00:00:00)
  • A instituição atende pessoas adultas com deficiência em situação de vulnerabilidade social
 

 

Os trabalhos do Educandário Carlos Chagas foram apresentados pela representante da instituição durante uso da Tribuna Livre Natanael Elói do Amaral, na Câmara Municipal de Juiz de Fora. A representante da entidade, Elisângela Augusta Campos Martins, detalhou os projetos desenvolvidos e o impacto social das ações. Dentre os pontos que foram apresentados, ela destacou a necessidade de mais investimentos para a construção de residências inclusivas. E pediu ajuda dos vereadores e de outras instituições do Poder Público. 

 

De acordo com ela, é fundamental o reconhecimento do trabalho como residência inclusiva. Criado em 1932 para atender pessoas com hanseníase, com a erradicação da doença passou a atender crianças e adolescentes em situação de risco e hoje atende pessoas com deficiência (PcDs). A proposta atual é atender as PcDs em situação de vulnerabilidade social para promover inclusão, cidadania e autonomia. São desenvolvidos trabalhos de esportes, artes, inclusão digital e jogos. 

 

O educandário se enquadra como serviço de acolhimento institucional na modalidade de proteção especial de alta complexidade. São atendidos adultos com deficiência com vínculos familiares fragilizados e com comprometimento em funções adaptativas para atingir independência e participação social. Elisângela contou sobre o acolhido Juca, que um dia após nascer foi para a instituição há 64 anos. Ela mostrou um desenho da fachada da instituição feito por ele. “O desenho foi feito pelo nosso acolhido Juca. Ele tem habilidade para desenho, é autodidata e nunca fez mesmo nenhum curso de desenho”. 

 

Assista à transmissão da Tribuna Livre pelo canal da JFTV.

 

Assessoria de Imprensa: 3313-4734


 

 


©2025. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade