Publicada em: 09/04/2025 - 203 visualizações

Câmara Municipal celebra memória de vereadores cassados

Câmara Municipal celebra memória de vereadores cassados (09/04/2025 00:00:00)
  • Projetos de preservação da memória são lançados pela Casa Legislativa
 

Em um reforço do seu compromisso de 172 anos com a Democracia, a Câmara Municipal de Juiz de Fora inaugurou o painel Trilhas da Liberdade. É uma homenagem à memória de ex-vereadores cassados durante a Ditadura Militar: Peralva de Miranda Delgado, Nery de Mendonça, Francisco Afonso Pinheiro, Jair Reihn e Lindolfo Hill. O presidente da Casa, Zé Márcio-Garotinho (PDT), e vereadores receberam a prefeita Margarida Salomão (PT), ex-vereadores e autoridades para a solenidade de homenagem. 

 
Garotinho destacou o papel essencial dos Parlamentos no país. Para ele, são espaços essenciais para a manutenção da Democracia brasileira. “E não é diferente do Parlamento Municipal de Juiz de Fora. Os vereadores estão aqui reforçando a importância do mandato pelo voto popular. As nossas divergências existem no Plenário, mas retirar o mandato de um parlamentar é a maior violência que se faz à Democracia”. 
 
Margarida Salomão lembrou a conjuntura política de quando os mandatos foram cassados. “Os vereadores foram cassados todos no período da Ditadura Militar, dentro de uma mesma conjuntura política: a guerra fria num alinhamento aos americanos cassou o registro do Partido Comunista e, anos depois, durante a Ditadura, também com alinhamento ao governo americano, cassou os vereadores. O que fazemos aqui é garantir a restituição de honra e lugar na história”. A prefeita apontou ainda que os avanços sociais dependem da busca por um futuro pacífico, justo e mais próspero. 
 
Acervo Histórico 
 
A Câmara Municipal apresentou durante a solenidade o seu acervo histórico renovado. As atas das Reuniões Ordinárias e Extraordinárias de janeiro de 1950 a dezembro de 2002 foram digitalizadas em altíssima resolução e disponibilizadas pelo site. São mais de 21 mil páginas com acesso ao público. 
 
 
Além disso, o acervo de livros reeditados e digitalizados pela Câmara foi ampliado com a inclusão de mais títulos. As reedições de Juiz de Fora imperial, Arquitetura eclética, Arquitetura moderna e Arquitetura art déco, os quatro de Antônio Carlos Duarte; Ruas de Juiz de Fora, editado pela Funalfa; Aspectos da Vida Rural de JF, de José Procópio Filho; Posturas da Câmara Municipal da Villa de Santo Antonio do Parahybuna, de 1853; Município de Juiz de Fora - Sinopse Estatística, do IBGE são os novos volumes. A obra História de Juiz de Fora, de Paulino Oliveira, também foi atualizada.
 
Assessoria de Imprensa: 3313-4734
 
 


©2025. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade