Publicada em: 23/05/2024 - 133 visualizações

Câmara promove encontro de coordenadores do Parlamento Jovem do Polo Zona Mata II

Câmara promove encontro de coordenadores do Parlamento Jovem do Polo Zona Mata II (23/05/2024 00:00:00)
  • Em Juiz de Fora, a Plenária Municipal acontece nos dias 5 e 12 de junho
 


A Câmara Municipal de Juiz de Fora (CMJF) promoveu nesta quinta-feira, 23, por meio do Centro de Atenção ao Cidadão (CAC), um encontro com coordenadores do Parlamento Jovem (PJ) das sete Câmaras Municipais pertencentes ao Polo da Zona Mata II, além da coordenação do PJ Minas da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). Durante o encontro, os coordenadores citaram os desafios, as pendências e o local de realização das oficinas com os estudantes. 

 

Veruska Gontijo, servidora da ALMG, ressaltou que a visita técnica é um processo que compõe uma das fases do PJ Minas. “Nós da coordenação fazemos a visita aos polos. Hoje, estamos desenvolvendo trocas e construções, e cada município conta um pouquinho da sua realidade, do desenvolvimento do projeto, e a partir daí fazemos construção coletiva naquilo que é mais disciplinante, daquilo que pode estar desenvolvendo mais ao município”, disse. Veruska também reforçou que no site da ALMG há um curso disponível para coordenadores e estudantes entenderem a metodologia dos grupos de trabalho até a Plenária Final. 

 

O coordenador do projeto, Sérgio Dutra, falou sobre a interação dos municípios durante o encontro. “Cada município, independente da sua estrutura e do seu tamanho, tem uma forma de organizar o PJ. Essa reunião serve para você conhecer o que está acontecendo em cada município e, assim, fazer alguns ajustes para melhorar a execução do programa”. Sobre a presença da coordenação estadual, Sérgio frisou que é uma forma de ela orientar e auxiliar na “elaboração desse planejamento e nas execuções dessas atividades. Nós temos um calendário a ser cumprido e formulado pela coordenação estadual, e esse calendário é seguindo no estado inteiro, e também temos o calendário próprio do polo, e cada município tem o seu calendário”. 

 

A servidora legislativa de Guarani Jacimara Tavares expôs o trabalho que vem realizando no PJ em sua cidade. “Pegamos o calendário do ano passado, o número de viagens, o que funcionou e o que não funcionou e após e fizemos uma reunião. Montamos a nossa agenda desde janeiro para que pudéssemos fazer as licitações e assim deixamos tudo regulamentado para o decorrer do ano”. Jacimara ressaltou que com comprometimento houve a inscrição de 60 estudantes do ensino médio e, desses, 20 foram selecionados por meio de processo seletivo com redações e avaliação do comprometimento com o PJ. 

 

Em Juiz de Fora, as escolas participantes este ano são: Colégio Academia, Colégio Aplicação João XXIII, Colégio Pio XII, Escola Estadual Duarte de Abreu e Escola Estadual São Vicente de Paulo.  A Plenária Municipal acontece nos dias 5 e 12 de junho. Já as etapas regionais estão previstas para acontecer nos dias 7 e 14 de agosto, e somente em setembro, nos dias 18, 19 e 20, acontece a etapa estadual na ALMG em Belo Horizonte. As Câmaras Municipais pertencentes ao Polo da Zona Mata II são: Juiz de Fora, Astolfo Dutra, Descoberto, Goianá, Guarani, Lima Duarte e São João Nepomuceno.

 

Assessoria de Imprensa: 3313-4734


 

 


©2022. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade