Publicada em: 27/02/2024 - 279 visualizações

Comissão de Defesa da PcD quer compilar leis e atuar pela aplicabilidade das matérias

Comissão de Defesa da PcD quer compilar leis e atuar pela aplicabilidade das matérias (27/02/2024 00:00:00)
  • Em reunião, a presidente da Comissão de Defesa da PcD, vereadora Laiz Perrut (PT), ouviu diretamente as demandas de pessoas com deficiência; usuários reclamam do novo cartão de acesso ao transporte público
 

 

A nova composição da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência da Câmara Municipal de Juiz de Fora (CMJF) se reuniu nesta terça-feira, 27, para ouvir seus participantes externos, o público focal do colégio de vereadores, e levantar pautas que são de interesse do grupo. A presidente da comissão, vereadora Laiz Perrut (PT), reforçou que foi bom conhecer as pessoas que fazem parte dos movimentos da cidade, que atuam diariamente na causa da pessoa com deficiência.


“Conversando com vocês, é possível perceber que, na luta pela garantia dos seus direitos, precisamos levantar as leis que já existem. Assim, podemos fiscalizar a execução delas e a sua regulamentação. Porque muitas das coisas que foram debatidas aqui hoje, é exatamente o não cumprimento de leis, completo ou parcial”, resumiu Laiz. 


Entre as questões apontadas durante a reunião pelas pessoas com deficiência presentes, esteve o uso da carteirinha de transporte público que as PcD apresentam no momento do embarque do transporte público. De acordo com os presentes, existe dificuldade no momento de identificação, já que na nova carteira não há dados informando a deficiência do usuário.


José Nicomedes, que tem deficiência auditiva e é aposentado, informou que tanto o cobrador quanto os motoristas olham para eles de forma desconfiada, visto que a carteira não traz identificação e a deficiência deles não é perceptível aos olhos. “A gente fica com dúvida se a gente está correto. O cartão com identificação ajuda no dia a dia da gente, é importante ele voltar a ser com foto e com a nossa deficiência”, disse. 


A próxima reunião da comissão, que é formada também pelos vereadores Dr. Antônio Aguiar (UNIÃO) e Pardal (UNIÃO), foi agendada para o final do mês de março.


Mais informações: 3313-4734 - Assessoria de Imprensa 


 


©2022. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade