Publicada em: 08/12/2023 - 294 visualizações

Câmara aprova PL pelo Programa de Aceleração das Cirurgias Eletivas (PACE)

Câmara aprova PL pelo Programa de Aceleração das Cirurgias Eletivas (PACE) (08/12/2023 00:00:00)
  • O projeto de lei de autoria do vereador Bejani Júnior (PODE) pretende instaurar um Fundo Municipal de Apoio à Realização de Cirurgias Eletivas de Juiz de Fora
 


Os parlamentares da Câmara Municipal de Juiz de Fora (CMJF) aprovaram na última quinta-feira, 7, um projeto de lei (PL) de autoria do vereador Bejani Júnior (PODE) para criar o Programa de Aceleração das Cirurgias Eletivas (PACE) em Juiz de Fora. A medida pretende dar mais transparência e sustentação financeira à fila de espera para procedimentos considerados eletivos que hoje, segundo o vereador, tem mais de 5 mil usuários do SUS. 


“O usuário não consegue verificar sua exata colocação e sequer identificar se eventuais alterações na ordem de atendimento estão ocorrendo com base nos princípios da universalidade e equidade, que são basilares dos serviços públicos de saúde”, resume o parlamentar na justificativa do PL. Bejani Júnior busca ainda tornar mais eficiente a aplicação de recursos para este fim, ao visar criar, por meio do projeto, o Fundo Municipal de Apoio à Realização de Cirurgias Eletivas de Juiz de Fora.


Pelo texto do PL, o PACE deverá prover, além da cirurgia em si, exames e consultas pré e pós-procedimento. Para ter acesso ao programa, o cidadão precisaria residir na área atendida do município de Juiz de Fora, ser inscrito no cadastro do Cartão SUS e ter o procedimento sido solicitado por profissional da respectiva especialidade. A ordem de agendamento e atendimento continuará sendo definida pela Administração Municipal.


A proposição defende ainda que os profissionais responsáveis mantenham atualizado o prontuário do beneficiário, devendo realizar a monitoração individual e o controle de saúde do paciente submetido à cirurgia. Mensalmente, tais informações deverão ser atualizadas no site oficial da PJF.


O projeto segue agora para apreciação do Executivo. Para ler o conteúdo na íntegra, basta clicar aqui.


Mais informações:  3313-4734 - Assessoria de Imprensa


 


©2022. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade