Publicada em: 23/05/2023 - 630 visualizações

Comissão trabalha pela flexibilização no serviço de transporte escolar

Comissão trabalha pela flexibilização no serviço de transporte escolar (23/05/2023 00:00:00)
  • Após a reunião, o Executivo se comprometeu a enviar um projeto de lei que pode aumentar a vida útil dos veículos e facultar a presença de monitores, entre outras mudanças

A Comissão de Urbanismo, Transporte, Trânsito e Acessibilidade da Câmara Municipal de Juiz de Fora (CMJF) promoveu na tarde desta terça-feira, 23, um encontro com representantes de motoristas de transporte escolar do município. A reunião, que contou com a presença do secretário de Mobilidade Urbana (SMU), Tadeu David, serviu para que os trabalhadores pudessem apresentar suas reivindicações para os parlamentares da Casa e para o Executivo.

O presidente da Comissão, vereador João Wagner Antoniol (PSC), relatou que a reunião - solicitada pelo vereador Sargento Mello Casal (PTB) -, teve o objetivo de “tratar algumas adequações no transporte escolar de Juiz de Fora. "Virá uma Mensagem do Executivo para que possamos votar e adequar toda essa situação, sem prejuízo à segurança e à qualidade do serviço”, apontou. Já Sargento Mello Casal destacou o papel de diálogo do Legislativo: "a Cooperminas, entidade que representava os motoristas, vem conseguindo com o apoio da Câmara Municipal algumas mudanças na legislação, a exemplo do que vem sendo realizado em outros municípios. É preciso atualizar nossa legislação para que a categoria tenha melhores condições de prestar esse serviço que é tão importante para nossas famílias". Segundo ele, as reivindicações foram apresentadas e serão adaptadas na nova legislação que o Executivo encaminhará para a CMJF.

O principal pedido elencado pela entidade dos condutores é a alteração na vida útil dos veículos, que passaria de 15 para 20 anos de rodagem. O presidente da Cooperminas, Nilton Oliveira, classificou a reunião como positiva: “A ideia é resgatar cerca de 30% de nossos colegas que saíram do transporte escolar, que se tornou deficitário para servir a cidade”.

O representante da classe apresentou outras demandas aos presentes: a retirada da obrigatoriedade de monitores no transporte escolar para alunos mais velhos, dos ensinos médio e superior; o impedimento da condução para aqueles motoristas que apresentaram uma falta gravíssima na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) nos últimos 12 meses; e a obrigatoriedade de uma listagem, nos veículos escolares, com os nomes dos alunos e contato telefônico do responsável.

O secretário da SMU acenou positivamente para as mudanças, sinalizando que o envio do projeto de lei em breve, porém, prevendo uma vacância de lei até o dia 31 de dezembro de 2022 - para que se respeite o prazo estabelecido para utilização dos veículos de transporte escolar. “A PJF tem conversado, nos últimos tempos, com a associação e o sindicato da categoria para que a gente possa adequar a legislação aos tempos atuais, principalmente após a pandemia, que trouxe uma série de prejuízos”, apontou Tadeu David.

Mais informações: 3313-4734 - Assessoria de Imprensa