Publicada em: 20/01/2023 - 103 visualizações

Após aprovação de PL, Câmara participa das comemorações do Dia do Queijo

Após aprovação de PL, Câmara participa das comemorações do Dia do Queijo (20/01/2023 00:00:00)
  • Vereadores aprovaram a Política de Apoio aos Arranjos Produtivos Locais que, entre outros produtos, valoriza os laticínios da cidade

A Câmara Municipal de Juiz de Fora (CMJF) esteve presente nas comemorações do Dia Mundial do Queijo, em um evento realizado no Espaço Cidade, durante a tarde da última sexta-feira, 20. O evento valorizou os produtores de laticínios de Juiz de Fora, ao apresentar os seus produtos para o público. Na ocasião, a Casa Legislativa, que discutiu e aprovou o projeto de lei (PL) que institui a Política Municipal de Apoio e Fomento aos Arranjos Produtivos Locais (APL), foi representada por dois parlamentares que compõem a Mesa Diretora biênio 2023-2024: o presidente Zé Márcio Garotinho (PV), e o 2º vice-presidente da Casa, vereador Pardal (UNIÃO).

Os discursos dos representantes dos Poderes da cidade focalizaram a valorização dos produtores rurais do município, que contribuem com o setor turístico e gastronômico. Durante o evento, Garotinho destacou que é necessário “melhorar o ambiente produtivo, e o arranjo produtivo local é um instrumento fundamental para essas atividades, principalmente aquelas que são exercidas no âmbito familiar”, abordou ele, que também lembrou a aprovação recente do APL. O vereador Pardal, por sua vez, classificou a proposta aprovada como “uma legislação que vai cuidar desses produtos e possibilitar que os profissionais estejam, de fato, reconhecidos dentro do nosso município”.

Nathalie Ferreira, produtora de queijo que atua no Bairro Linhares desde 2011, destacou na ocasião o pioneirismo de Juiz de Fora na produção dos laticínios, que, segundo ela, vem sendo esquecida. “O produtor de leite é desvalorizado, mas em Juiz de Fora é ainda um pouco mais. Antes de Juiz de Fora ser uma cidade universitária, nós somos uma cidade que é grande produtora de leite e queijo, e isso estava esquecido. [...] O queijo minas movimenta a cidade, gera empregos diretos e indiretos e renda: somos mais de 1.300 famílias envolvidas na atividade leiteira”, destaca.

No festival, além do queijo, as cervejas artesanais locais também marcaram presença. O evento em comemoração ao Dia Mundial do Queijo, integrado pelos produtores que integram o Arranjo Produtivo Local (APL) do Queijo Minas Caminho Novo, segue até o próximo sábado, 21. O evento está aberto para visitação do público das 10h às 14h.

Mais informações: 3313-4734 - Assessoria de Imprensa