Publicada em: 19/01/2023 - 786 visualizações

Câmara realizou cerca de 80 mil atendimentos em dois anos

Câmara realizou cerca de 80 mil atendimentos em dois anos (19/01/2023 00:00:00)
  • Benefícios à população incluem atendimentos para identidade e emissão de certidões; levantamento do CAC compilou dados bianuais

O Legislativo que fiscaliza e legisla também assessora o cidadão na defesa de direitos e na promoção da cidadania. É isso que o relatório bianual de serviços do Centro de Atenção ao Cidadão (CAC) da Câmara Municipal de Juiz de Fora (CMJF) mostrou - entre atendimentos, participações em programas e projetos, o trabalho dos servidores beneficiou positivamente a população em 78 mil ocasiões.

No relatório, os impactos positivos discriminados foram executados por meio de projetos como o Câmara Mirim, o Câmara Sênior e o Conheça a Câmara; de programas, como o Diversidade e o Parlamento Jovem; de serviços, como a emissão de documentos e certidões; e de atendimentos, de serviço social e do Centro Integrado de Atendimento à Mulher (CIAM), por exemplo - este, em seu primeiro ano de atuação, já acolheu 626 pessoas.

A principal demanda por serviços na Câmara foi recebida pelo setor do Posto de Identificação, responsável por orientar e auxiliar na emissão da carteira de identidade, por meio da parceria da instituição com a Polícia Civil do Estado de Minas Gerais (PCMG). Em 2021, 28.231 pessoas procuraram a Câmara para essa finalidade, enquanto 22.287 o fizeram em 2022. Já a procura por impressão de certidões como as de antecedentes criminais aumentou de um ano para o outro: de 3.105 para 5.693 atendimentos no último ano do biênio. O CAC registrou 18.038 atendimentos gerais nos últimos dois anos, enquanto os setores de serviço social e jurídico da Câmara atenderam 862 e 1.826 pessoas, respectivamente, no mesmo período.

Nesses dois anos, o trabalho foi ofertado à população dentro e fora das paredes históricas do Palácio Barbosa Lima. Em 27 edições, o Câmara Móvel, projeto itinerante da CMJF que leva serviços aos bairros da cidade, registrou 5.397 atendimentos, sendo Benfica, na Zona Norte, o local com maior público, com 545 cidadãos beneficiados.

O presidente da CMJF, Zé Márcio Garotinho (PV) destacou que “a Câmara se apresenta de fato como a porta de entrada da população na busca de direitos, seja por meio dos vereadores ou dos serviços da instituição, trabalhos que se complementam", Na presidência da Mesa Diretora (biênio 2023-2024), o vereador apontou que irá fortalecer a carta de serviços da Casa do Povo.

Mais informações: 3313-4734 - Assessoria de Imprensa