Publicada em: 09/08/2022 - 759 visualizações

PJ define propostas para Plenária Regional

PJ define propostas para Plenária Regional (09/08/2022 00:00:00)
  • O encontro teve o intuito de reduzir as 24 propostas, aprovadas nas Plenárias Municipais, para nove, que serão discutidas no evento do próximo dia 11

Os alunos e coordenadores que integram o Parlamento Jovem (PJ) no Polo Zona da Mata II, composto pelas cidades de Juiz de Fora, Lima Duarte, Guarani e São João Nepomuceno, se reuniram nos grupos de trabalho. O encontro, que ocorreu no Colégio Santa Catarina, foi o último antes da Plenária Regional, que irá discutir as propostas que o polo levará para a Plenária Estadual. Os grupos de trabalho tiveram o intuito de reduzir as 24 proposições dos estudantes, aprovadas nas Plenárias Municipais, para apenas nove, que serão debatidas no evento do próximo dia 11, às 14h, sediado na Câmara Municipal de Juiz de Fora (CMJF).

Após a abertura, que ocorreu no Salão Nobre da escola, os estudantes foram divididos em três grupos, para analisar separadamente as propostas dos subtemas. Esta edição, cujo tema é “Saúde mental do jovem”, conta com três subtemas: Políticas públicas de prevenção e tratamento em saúde mental; Estratégias da comunidade para promoção da saúde mental; e Uso saudável das novas tecnologias.

Sergio Dutra, coordenador da iniciativa no município, destaca o encontro regional como um passo importante para a conclusão da Etapa Regional, visto que houve “um primeiro refinamento dessas propostas, que serão reduzidas para três com a discussão que ocorrerá ainda nesta semana, uma de cada subtema”.

Dentre as proposições aprovadas para serem discutidas na Plenária Regional, estão a criação de um projeto que visa ao acompanhamento psicológico permanente para pessoas que vivem em situação de vulnerabilidade, além da implementação de um Final de Semana de Esporte e Lazer a cada bimestre, buscando promover a integração dos estudantes das cidades, e a criação de um aplicativo capaz de reconhecer possíveis transtornos mentais dos usuários para, a partir disso, recomendar profissionais responsáveis pelo tratamento. Da Plenária, três propostas, uma para cada subtema, serão aprovadas para o encontro do estado, além da escolha da sugestão de tema para a edição do próximo ano. A sugestão de Juiz de Fora para o PJ 2023, escolhida durante a Plenária Municipal, é “Atividades artístico-culturais para jovens”.

Mais informações: 3313-4734 - Assessoria de Imprensa