Publicada em: 08/08/2022 - 817 visualizações

CIAM participa de ação conjunta em defesa da mulher

CIAM participa de ação conjunta em defesa da mulher (08/08/2022 00:00:00)
  • A atividade aconteceu nesta segunda-feira, 8, e contou com a participação da Câmara Municipal, das Polícias Militar e Civil, Guarda Civil, da Ordem dos Advogados do Brasil de Juiz de Fora, do Centro Referência de Assistência Social e da Casa da Mulher

Para marcar os 16 anos da Lei Maria da Penha - sancionada no dia 7 de agosto de 2006 -, o Centro Integrado de Atendimento à Mulher (CIAM) participou, na manhã desta segunda-feira, 8, de uma ação de conscientização de combate à violência contra a mulher. A atividade aconteceu de forma conjunta entre Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG), Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG), Casa da Mulher, Centro de Referência de Assistência Social (Creas), Guarda Municipal e Comissão da Mulher da Ordem dos Advogados do Brasil - Minas Gerais (OAB-MG) subseção Juiz de Fora.

O movimento também faz parte de uma série de ações que integram o Agosto Lilás e contou com distribuição de panfletos e também com orientações sobre abusos e violências física, psicológica, moral, sexual e patrimonial. A atividade foi realizada em frente ao Santa Cruz Shopping e também na Praça dos Três Poderes, ambos localizados na Rua Jarbas de Lery Santos, no centro de Juiz de Fora.

A coordenadora do CIAM, Gilmara Mariosa, destacou que o setor da Câmara Municipal de Juiz de Fora (CMJF) esteve presente para reforçar a parceria com os órgãos de segurança. “Estamos aqui para explicar o serviço do CIAM, orientar como alguém pode pedir a nossa ajuda. Além disso, a ação em frente ao shopping é importante porque é aqui que fica a delegacia da mulher e é para cá que a gente encaminha os casos de violência contra a mulher. Desde que o CIAM foi aberto nós temos uma parceria com a PM e com a Guarda Civil e, quando precisamos, a gente entra em contato e acionamos a patrulha”, disse.

CIAM

O Centro Integrado de Atendimento à Mulher (CIAM) é um espaço destinado a prestar acolhimento e atendimento humanizado às mulheres em situação de violência, proporcionando atendimento, orientação e encaminhamentos jurídicos necessários à superação da situação de violência, contribuindo para o fortalecimento da mulher. O seguintes serviços são ofertados:

- Acolhimento e atendimento jurídico realizado por uma equipe multidisciplinar especialmente preparada para esse fim;

- Auxílio na obtenção do apoio jurídico necessário a cada caso específico;

- Orientação sobre os diferentes serviços disponíveis relacionados à prevenção, ao apoio, e à assistência às mulheres em situação de violência.

Mais informações: 3313-4734 - Assessoria de Imprensa