Publicada em: 04/08/2022 - 746 visualizações

PJ promove debate sobre propostas para Plenária Municipal

PJ promove debate sobre propostas para Plenária Municipal (04/08/2022 00:00:00)
  • Durante o encontro, os estudantes debateram as proposições aprovadas nas Plenárias Municipais, visando aprimorar seus conhecimentos para a Plenária Regional

A retomada dos trabalhos do Parlamento Jovem (PJ), após o período de férias escolares, foi marcada por um novo encontro municipal, sediado em um dos anfiteatros do Instituto de Ciências Humanas da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), parceira da iniciativa no município. O evento ocorreu na semana anterior à Plenária Regional, que irá debater, no próximo dia 11, as propostas de cada subtema que o Polo Zona da Mata II, composto pelas cidades de Juiz de Fora, Guarani, Lima Duarte e São João Nepomuceno, levará para a Plenária Estadual, que será realizada na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG).

Neste ano, o tema do PJ é “Saúde mental dos jovens”, e conta com 3 subtemas: Políticas públicas de prevenção e tratamento em saúde mental; Estratégias da comunidade para promoção da saúde mental; e Uso saudável das novas tecnologias. Durante o encontro, os alunos discutiram os tópicos desta edição, e as proposições aprovadas pelos grupos das cidades do polo para cada tópico do debate. Para o sociólogo Sérgio Dutra, que coordena o projeto no município, o encontro “tem o intuito de alinhar as discussões dos alunos sobre as propostas que estarão na etapa regional”, em um momento em que os estudantes já têm conhecimento e leitura prévios das propostas que serão discutidas na próxima semana. Além disso, Raul Magalhães, professor que também integra a equipe de coordenação do PJ na cidade, destacou que as discussões do último dia 3 permitiram que os alunos pudessem expor “pontos de vista que estão além dos contemplados no texto das propostas”.

São 24 proposições aprovadas nas Plenárias Municipais, e esse número será reduzido para nove com os grupos de trabalho, que também ocorrerão na próxima semana. A discussão da Plenária Regional vai diminuir para três (uma para cada subtema) a quantidade de propostas que serão levadas para a etapa final.

Parlamento Jovem

O Parlamento Jovem é uma iniciativa da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) que reúne estudantes do 1º e 2º anos do ensino médio, e visa estimular a formação política dos jovens e conduzi-los a um exercício de participação democrática nas questões relevantes para a sociedade por meio de debates e apresentação de propostas.

Em 2022, as cinco escolas selecionadas para participar do Parlamento Jovem em Juiz de Fora são: o Colégio de Aplicação João XXIII, a E. E. Prof. José Freire, a E. E. Maria Ilydia Resende de Andrade, o Colégio Santa Catarina e o Colégio dos Jesuítas, sendo os três primeiros colégios públicos e, os dois últimos, particulares.

Mais informações: 3313-4734 - Assessoria de Imprensa