Publicada em: 22/06/2022 - 890 visualizações

Instalação de junta reguladora pauta comissão em defesa das PcD

Instalação de junta reguladora pauta comissão em defesa das PcD (22/06/2022 00:00:00)
  • A demora na instalação do local e a possibilidade de perda de recursos financeiros também foram abordados na reunião
 

A Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência da Câmara Municipal de Juiz de Fora (CMJF) realizou na manhã da última terça-feira, 22, o 6º encontro do ano.  A reunião foi guiada pelos os vereadores Maurício Delgado (UNIÃO - presidente) e Tiago Bonecão (CIDADANIA). Uma das principais pautas da conversa - que contou com a participação de representantes do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência, do Instituto Médico Psicopedagógico (IMEPP), do  Centro Dia de Referência para Pessoa com Deficiência e também da sociedade civil - foi a instalação da Junta Reguladora da Pessoa com Deficiência no PAM Marechal. 

 

O presidente da comissão, vereador Maurício Delgado, comentou sobre a visita realizada recentemente ao local. “Fiquei muito triste ao ver que a junta ainda não está funcionando. O local vai ser importante. O que está impedindo? Parece que são apenas 3 adequações necessárias no espaço. A comissão irá interceder junto ao secretário de Saúde, Ivan Chebli, sobre a situação”, disse. O parlamentar atentou para o fato de que “se a junta não for instalada o mais rápido possível, a cidade pode perder a oportunidade de receber recursos do estado. Já está disponível R$ 4,172 milhões, porém o valor só será liberado se a junta estiver funcionando, com a Nota Técnica do estado efetivada. Estamos correndo contra o tempo”. 

 

A importância do espaço também foi destacada pela supervisora da rede de cuidados da pessoa com deficiência da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), Rosângela Fernandes Giraldelli. “A função da junta reguladora é concentrar todos os atendimentos da pessoa com deficiência. Nós vamos dar andamento nas demandas dessa população nas áreas da educação, da saúde, da assistência social. Além disso ela vai regular todos os recursos que chegarem ao Município”, afirmou. 

 

Ainda durante a reunião, Maurício Delgado repercutiu a informação de que atletas paralímpicos de Juiz de Fora irão representar a cidade de Leopoldina nos jogos regionais de golbol. “É triste saber que atletas de Juiz de Fora, oriundos da cidade, moradores de Juiz de Fora, que treinam na nossa cidade, representem outros municípios em competições regionais. Os atletas que praticam golbol do município, junto ao trabalho feito pela Secretaria de Esporte e Lazer, não conseguiram recursos para participar da competição”, pontuou.

 

Os membros da comissão também destacaram que, por intermédio do trabalho realizado pelo grupo, o Município recebeu a oferta da Secretaria de Estado de Saúde de mais uma ambulância para a cidade. Ainda durante a reunião foram abordadas outras pautas como o censo municipal da pessoa com deficiência, a renovação da carteira de identificação e o andamento do processo de criação do Plano Municipal da Pessoa com Deficiência. 

 

A Comissão dos Direitos da Pessoa com Deficiência é composta ainda pelos vereadores Marlon Siqueira (PP) e Julinho Rossignoli (PP). 

 

Mais informações: 3313-4734 -  Assessoria de Imprensa


 


©2022. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade