Publicada em: 14/06/2022 - 828 visualizações

Câmara propõe Patrimônio Cultural para bloco carnavalesco

Câmara propõe Patrimônio Cultural para bloco carnavalesco (14/06/2022 00:00:00)
  • O projeto de lei (PL) apresentado pelo vereador Dr. Antônio Aguiar tem como finalidade declarar Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial o Bloco Concentra, Mas Não Sai
 

No último dia 10, o vereador Dr. Antônio Aguiar (UNIÃO) apresentou à Câmara Municipal de Juiz de Fora (CMJF) um projeto de lei (PL) que busca declarar no município o Bloco Concentra, Mas Não Sai como Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial. De acordo com a matéria do PL, o bloco sempre teve a preocupação de difundir a cultura carnavalesca na cidade, homenageando os maiores baluartes do festejo carnavalesco e as peculiaridades de nossa cidade. 

Segundo o vereador, em sua justificativa, o  Bloco Carnavalesco Concentra, Mas Não Sai surgiu em 1996, quando clientes do restaurante Adega Lugar de Sempre decidiram se unir para festejar o Carnaval, sem desfilar pelas ruas. Desde então, os foliões já se concentraram em vários locais: a praça do Bairro Santos Anjos, o Mascarenhas, o Olímpico Atlético Clube, o Tupinambás, a Sociedade Portuguesa e o Mariano Hall. Atualmente, o reduto é a Praça Armando Toschi - Ministrinho, no Jardim Glória. 

Dr. Antônio Aguiar destaca no PL que existe uma grande importância desse movimento para o Carnaval de Juiz de Fora e para a nossa cultura popular. “O bloco sempre foi uma referência de festas populares, públicas e gratuitas o que fez com que o mesmo se transformasse num verdadeiro fenômeno, do qual o carnaval de nossa cidade não abre mais mão, e que é parte integrante em todas as manifestações momescas, tendo hoje a frente o carismático e popular Willian ‘Chopinho’, que é quem mantém viva ainda essa rica história que é tão importante para a nossa cidade”, destacou.

No momento, o PL é objeto de deliberação das Comissões Técnicas e sua tramitação pode ser acompanhada clicando aqui

Mais informações: 3313-4734 - Assessoria de Imprensa


 


©2022. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade