Publicada em: 03/06/2022 - 651 visualizações

Vale Verde recebe o Câmara Móvel

Vale Verde recebe o Câmara Móvel (03/06/2022 00:00:00)
  • O projeto itinerante da Câmara Municipal levou ao bairro os serviços disponíveis em sua sede; houve procura para montar currículos e emissão de segunda via de certidões e documentos

Para quem foi furtado como o Arinaldo Pereira de Sousa, trabalhador da construção civil, o Câmara Móvel desta sexta-feira, 3, veio mesmo em boa hora. “Aqui resolvi meus problemas, porque fui roubado e tirei a segunda via de Título de Eleitor e CPF. O atendimento foi ótimo, pois estou desempregado e consegui ainda levar as cópias do meu currículo”. Quem também elogiou o serviço foi o aposentado Fausto Cunha, nascido em Três Rios, que veio em busca de orientações jurídicas. “Há 12 anos que moro na cidade e ainda não tinha visto este atendimento, que acho importante para os moradores dos bairros”.

Além dele, outros residentes também procuraram o atendimento da Câmara Municipal de Juiz de Fora (CMJF) para tirar dúvidas sobre cadastro no CadÚnico e acesso a benefícios socioassistenciais. A equipe esteve durante todo o dia no Instituto Educação e Cidadania (IEC), conhecido como Casa da Cidadania, na praça do Bairro Vale Verde. "O Câmara Móvel vai ao encontro da população para garantir direitos a quem mais precisa", lembrou Juraci Scheffer (PT). “Num momento como esse de crise, com o desemprego e baixo poder aquisitivo, é importante a Câmara estar presente nos bairros levando orientações sobre a possibilidade do Auxílio Brasil entre outros benefícios”, afirmou o presidente da Câmara.

Para prestar esclarecimentos sobre assistência social do município, foi convidada também para o evento a supervisora do CRAS Sul Ipiranga,  Rita Pettermann. “Eventos como este são importantes para provocar a participação do cidadão e lembrar que podem buscar orientação tanto aqui, quanto no CRAS, que permite o acesso aos benefícios, além de fazer o acompanhamento familiar”, disse.

As crianças da comunidade receberam orientações com a equipe do Núcleo de Educação Permanente (NEP/Cisdeste). O condutor socorrista Leandro Barbosa demonstrou ao Davi como agir no caso de uma parada cardíaca e lembrou do mais importante: nunca passar trote para o 192, que é o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência. “Gostamos de trazer informações adequadas no caso de um engasgo ou uma obstrução por via aérea [OVACE], além de lembrar sempre que, ao ligar para o SAMU, um médico regulador irá orientar os leigos sobre esses primeiros socorros até a unidade chegar”, explicou Leandro. Juiz de Fora conta com seis unidades básicas e duas avançadas para atendimento de emergência.

Fiscaliza JF verificou a situação da UBS Vale Verde

A Unidade Básica de Saúde (UBS) do Vale Verde está atendendo atualmente 12 mil pessoas dos Bairros de Sagrado Coração, Cidade Nova e Vale Verde. Segundo o técnico da Câmara Municipal de Juiz de Fora, Guilherme Martins, a necessidade é de mais uma equipe do Programa de Saúde da Família, pois dos 18 Agentes Comunitários de Saúde (ACS) necessários, a UBS só conta hoje com dez.

Juraci esteve na Unidade Básica de Saúde (UBS) do Vale Verde para avaliar o estado da unidade, que apesar da necessidade de uma reforma, parece ser bem planejada e segue o exigido pelo Ministério da Saúde (MS). “Falta uma equipe do PSF, que inclui médicos e agentes comunitários, mas no geral está com atendimento razoável e prontuário eletrônico. Precisamos ampliar as campanhas preventivas e ter cada vez mais incentivo, afinal, o SUS é um patrimônio nosso que devemos defender cada vez mais, visto que salvou muitos brasileiros da COVID-19”.

Mais informações: 3313-4734 - Assessoria de Imprensa