Publicada em: 03/06/2022 - 1746 visualizações

Projeto prevê mês de conscientização sobre saúde mental materna

Projeto prevê mês de conscientização sobre saúde mental materna (03/06/2022 00:00:00)
  • Projeto de lei que aborda a promoção da saúde mental materna em Juiz de Fora é de autoria da vereadora Tallia Sobral; a proposta deseja instituir o Mês Maio Furta-cor no Mês das Mães e também incluí-lo no Calendário Oficial do Município

Um projeto de lei quer dedicar todo o mês de maio às ações de conscientização, incentivo ao cuidado e promoção da saúde mental materna em Juiz de Fora. De autoria da vereadora Tallia Sobral (PSOL), o PL pretende instituir o Mês Maio Furta-cor no Mês das Mães e também incluí-lo no Calendário Oficial do Município. A proposta foi apresentada no quinto Período Legislativo e será analisada pelas Comissões da Câmara Municipal de Juiz de Fora (CMJF).

O objetivo do projeto é conscientizar a população sobre a importância do cuidado com as mulheres no período do puerpério e incentivar órgãos públicos e entidades da sociedade civil organizada a se engajarem na campanha de promoção da saúde mental. O projeto propõe a criação de campanhas e ações gratuitas ao longo de todo o mês de maio, visando alcançar pessoas nos mais variados espaços, seja em escolas, seja em unidades de saúde.

A vereadora alerta que é necessário identificar e auxiliar as mulheres nesse período. “É importante que se esclareça a relevância da dedicação à saúde mental das mães, pois existe a estimativa de que 1 em cada 4 mulheres sofram de depressão pós-parto. Mais da metade dessas depressões já estão presentes na gestação, porém não são diagnosticadas, muito menos tratadas adequadamente e em tempo”, destacou Tallia.

A vereadora, em sua justificativa, apresenta dados com a intenção de mostrar que “o transtorno mental do período perinatal não se restringe apenas à depressão”. Segundo o portal do Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz), a depressão é a doença mais frequente nesse período, atingindo de 15 a 20% das mães; em segundo lugar está a ansiedade, com 16% dos casos; logo depois o transtorno de estresse pós-traumático, com 4%; seguido pela psicose pós-parto, que impacta menos de 1% das mulheres.

Acompanhe a tramitação do projeto de lei no nosso site.

Mais informações: 3313-4734 - Assessoria de Imprensa