Publicada em: 01/06/2022 - 400 visualizações

Comissão questiona autuação de veículos das forças de segurança

Comissão questiona autuação de veículos das forças de segurança (01/06/2022 00:00:00)
  • A autuação de pessoas físicas que precisam avançar o sinal de trânsito para que viaturas em serviço passem também foi debatida
 

A Comissão de Segurança Pública da Câmara Municipal de Juiz de Fora (CMJF) se reuniu com agentes das forças de segurança e salvamento para tratar sobre os novos radares instalados na cidade e os semáforos que aplicam multas após o avanço de velocidade ou sinal. O presidente da comissão, Sargento Mello Casal (PTB), explicou que a situação já tinha sido debatida em Audiência Pública anteriormente, mas que achou necessário fazer uma reunião para solucionar essa parte burocrática para as instituições de segurança e salvamento. 

“Estávamos preocupados com o grande número de radares e semáforos que aplicam as notificações em diversos veículos das forças de segurança e também nas de resgates em nosso município e região. Do Hospital de Pronto Socorro [HPS] à Regional Norte são aproximadamente 29 radares e os profissionais estão preocupados principalmente com o atendimento, retorno à base e a utilização da faixa de ônibus, essa parte burocrática precisa ser  solucionada”, disse Mello. 

O diretor técnico do Samu Cisdeste, Homero Calderaro, relatou sobre a fundamental importância do respaldo técnico e oficial da Prefeitura de Juiz de Fora a respeito da livre circulação dos carros em atendimento. “Essa formalização vai servir para que possamos prestar ainda mais um melhor atendimento para a população, pois a livre circulação também da pista de ônibus, não somente quando em ocorrência, mas também para o retorno da base, vai implicar no tempo de resposta e na reposição de material, agilizando ainda mais o atendimento".

O assessor de Comunicação do 4º Batalhão de Bombeiro Militar, sargento Paconi, falou sobre a importância de as viaturas dos bombeiros chegarem rapidamente ao local de ocorrência, necessitando do avanço de sinal e da ajuda do público no trânsito. “Muitas vezes as pessoas têm receio de avançar o sinal quando estamos pedindo passagem devido às multas e os nossos caminhões às vezes ficam retidos por minutos, atrasando o combate ao incêndio. A nossa maior preocupação é qual o posicionamento do órgão responsável de trânsito com relação aos motoristas que avançam o sinal para dar passagem para a viatura, precisamos desse respaldo para a população".   

Ao finalizar o encontro, o secretário de Mobilidade Urbana, Domingos Marcos da Silveira, disse que Juiz de Fora tem 54 pontos de radares instalados e já em funcionamento com a liberação do Inmetro e que já podem gerar autuações. “Estamos conversando com a nossa equipe de processamento para que seja realizado um levantamento e uma validação dessas autuações quando chegam na secretaria para serem processadas, vamos verificar as imagens para saber em que condições essas viaturas saíram dos seus postos, os avanços e suas infrações. A nossa intenção final não é multar e, sim, a educação no trânsito. Para a população é preciso que elas conheçam e respeitem a velocidade exigida,  a nossa intenção é diminuir as infrações e acidentes de trânsito na cidade”. 

Mais informações: 3313-4734 / 4941 - Assessoria de Imprensa


 


©2022. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade