Publicada em: 13/05/2022 - 632 visualizações

Saúde da Pessoa Idosa é debatida em roda de conversa

Saúde da Pessoa Idosa é debatida em roda de conversa (13/05/2022 00:00:00)
  • Encontro faz parte da Semana da Pessoa Idosa promovido pela Câmara Municipal de Juiz de Fora

Ao longo de toda esta semana, a Câmara Municipal de Juiz de Fora (CMJF) está promovendo a Semana Municipal da Pessoa Idosa, com uma série de festividades destinada a celebrar o público idoso juiz-forano. Na tarde da última quinta-feira, 12, o Plenário da CMJF recebeu uma roda de conversa com o tema: “Saúde da pessoa idosa no período pós-pandemia”.

O debate contou com a presença de Lidiane Charbel, Gleice Veloso e José Anísio - Pitico, assistentes sociais; além de Julinho Rossignoli (PP), que preside a Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa; de Tiago Bonecão (CIDADANIA), que também faz parte da comissão; e do presidente da CMJF, Juraci Scheffer (PT). Durante o encontro, Juraci apontou “o quanto é necessário o diálogo e a presença na vida das pessoas idosas, nessa idade maravilhosa da vida as pessoas estão mais carentes às vezes, que precisam de uma palavra amiga e de serem ouvidas”. Ele abordou ainda a inauguração do Sedecon, localizado no novo Centro Administrativo da Casa (na Rua Marechal Deodoro, 722), que oferece um atendimento especializado para a pessoa idosa.

Os três convidados, em suas falas, destacaram as fragilidades de saúde que o público idoso sofreu durante a pandemia, por conta, principalmente, do distanciamento social, apontando o aumento nos índices de depressão desse público, por exemplo. Os expositores, entretanto, ressaltaram também que é necessário “caminhar para voltar a viver normalmente”, por mais que o período tenha sido “complicado e com muitas dificuldades”, e apontaram a necessidade do desenvolvimento de uma política de cuidado que contemple os diferentes envelhecimentos.

Nesta sexta-feira, 13, a Semana Municipal da Pessoa Idosa deste ano será encerrada com o Baile da Pessoa Idosa, que ocorrerá às 14h no Círculo Militar.

Atendimento psicológico acessível

Em Juiz de Fora, alguns centros de ensino oferecem atendimentos psicológicos com preço acessível ou até mesmo gratuitos.

- Centro de Psicologia Aplicada - CPA/UFJF: O atendimento é gratuito e o horário de funcionamento é de segunda à sexta, entre 8h e 20h. O centro de Psicologia da UFJF se localiza na Rua Santos Dumont, 214, no Bairro Granbery, e o contato pode ser feito pelo número (32) 3216-1029.

- Clínica de Psicologia - CES/JF: O preço da consulta é de até 10 reais por sessão, e o horário de funcionamento é de segunda à sexta, entre 8h e 12h, e das 13h às 19h. A clínica está localizada na Rua Halfeld, 1179, 3º Andar, no Centro, e o número de contato é (32) 3250-3839.

- Centro de Ação Social da Catedral: Nesse caso, o preço é combinado com o profissional. O atendimento é de segunda à sexta, das 7h às 21h, e aos sábados, das 7h às 19h. A localização da ação social é a Rua Santo Antônio, 1201, no Centro, e há dois números para contato: (32) 3215-8141, e (32) 3250-0700.

- Clínica de Serviço de Psicologia Aplicada da Estácio de Sá: A consulta na clínica é totalmente gratuita, e o atendimento funciona de segunda à sexta, entre 8h e 21h. A clínica está localizada na Avenida Presidente João Goulart, 600, no bairro Cruzeiro do Sul, e o contato pode ser feito por telefone no número (32) 3311-9917.

- Núcleo de Prática de Psicopedagogia do Granbery - O atendimento é gratuito e o horário de funcionamento é de terças e quartas, das 17h às 20h, e aos sábados, entre 9h e 11h. O núcleo se localiza na Rua Batista de Oliveira, 1145, no Bairro Granbery, e o telefone para contato é (32) 2101-1800.

- Instituto Vida - Serviço de Psicologia Aplicada da Faculdade Machado Sobrinho: O atendimento do Instituto é gratuito e o atendimento é entre segunda e sexta, das 15h às 19h. O serviço está localizado na Rua Pedro Celeste, sem número, no bairro Cruzeiro do Sul, e o contato pode ser feito pelo número: (32) 3234-1436 (ramal 220).

Mais informações: 3313-4734 - Assessoria de Imprensa