Brasão de Juiz de Fora CĀMARA MUNICIPAL DE JUIZ DE FORA

Proposição: PLEI - Projeto de Lei
Número: 225/2019  -  Processo: 8582-00 2019

JUSTIFICATIVA

O homenageado em questão é o Nobre Padre Antônio Eduardo Dias da Silva, nascido em 02 de novembro de 1974, em nossa cidade, filho de Tarcísio Delão da Silva e Maria Helena Dias de Souza.

Como síntese de seu legado, destacamos que o ilustre homenageado iniciou sua caminhada nas escolas públicas do bairro em que nasceu, Benfica, passando pelas Escolas Almirante Barroso, Escola Padre Gabriel, Escola Professor Lopes e Escola Estadual Presidente Costa e Silva (Poli Valente).

No ano de 1995 ingressou, tocado pelas mãos de Deus e imbuído do sonho de um dia vir a ser padre, no Seminário Menor, na cidade de São João Nepomuceno, lá ficou por 02 anos, onde concluído seus estudos no Colégio Augusto Glória no ano de 1997.

Já em 1998, com sua linda vocação ainda mais amadurecida e definida, ingressou no Seminário Arquidiocesano Santo Antônio, em Juiz de Fora, onde fez os estudos em filosofia e teologia, cursando ainda, a Faculdade de Filosofia no Instituto Teológico Arquidiocesano Santo Antônio com conclusão em 2002.

Em 2003, o seminarista Antônio Eduardo, iniciou aos estudos na faculdade de Teologia, formando-se Bacharel em Teologia pelo Instituto de Ensino Superior de Juiz de Fora (CES), tendo o diploma reconhecido pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio em 2007).

O Homenageado foi ordenado no ano de 2006, Diácono Transitório pelo então Arcebispo Metropolitano de Juiz de Fora, Dom Eurico dos Santos Veloso, e em dezembro do mesmo ano, com as Graças de Deus, foi ordenado padre pelas mãos do mesmo Arcebispo Metropolitano.

Como Padre, iniciou sua caminhada na Paróquia de Santa Bárbara, em Santa Barbara do Monte Verde-MG (2007 a 2011). Durante este período, realizou, em conjunto com a comunidade, diversas obras e melhorias estruturais na Igreja, destacando a reforma e restauração da linda Igreja Matriz, obra rara de nossa arquitetura.

Como se bastasse, foi por dois anos professor de Ensino Religioso na dita localidade, interrompendo tal atividade letiva após ter recebido o pedido de Dom Eurico para assumir a gerência da Rádio Energia FM, onde, como Gerente desenvolveu seus trabalhos, cumulado com o de padre na paróquia de Santa Barbara, isso, entre os anos de 2008 a 2010.

Neste período, estruturou as finanças da empresa, expandiu seu raio de atuação e imprimiu forte marca cultural e informativa. Seu vínculo encerrou-se com a transferência da concessão, até então de posse da Mitra Arquidiocesana de Juiz de Fora, para a iniciativa privada.

Em 2011 atendendo ao pedido do atual Arcebispo Metropolitano de Juiz de Fora, Dom Gil, o nosso homenageado fora transferido para a cidade de Santos Dumont-MG, onde assumiu a Paróquia São Sebastião como Pároco, ficando até o ano de 2018.

Durante seus 06 anos como pároco naquela localidade, realizou diversas obras e melhorias, visando o embelezamento e adequação prático pastoral do prédio da igreja matriz, seu centro de pastoral e de algumas das 15 comunidades que pertencem à paróquia, prestando atendimento religioso, espiritual e humanitário ao Lar São Miguel, casa que cuida dos idosos da naquela localidade e região.

Igual serviço fora prestado pelo homenageado no Presídio de Santos Dumont, celebrando missas mensais e atendendo aos presos, agentes penitenciários e familiares de ambos.

Em janeiro de 2018, novamente atendendo ao pedido de Dom Gil, o Padre Antônio Eduardo, foi transferido para a Paróquia de Nossa Senhora das Dores, no bairro Grama, nesta cidade, onde atualmente exerce seu sacerdócio.

Na atual paróquia, o homenageado exerce com plenitude sua maior virtude: acolhimento das crianças, dos jovens e dos adultos, tendo como marca seu carisma pessoal, que a todos encanta.

Mesmo com tão pouco tempo de trabalho pastoral na nova localidade, agregou novos catequistas e multiplicou por 07 (sete) o número de catequizandos, isso, em virtude de sua personalidade altamente agregadora, forte liderança e visão de trabalho pastoral, implantando e expandindo na matriz e nas sete comunidades vinculadas diversos serviços litúrgicos e pastorais, e hoje, ao longo do mês, a cada 15 dias, as comunidades recebem a Eucaristia, isso, através da Santa Missa ou da Celebração da Palavra.

Além de tudo, as festas dos santos e padroeiros são sempre pontos altos na comunidade, precedidos de tríduos e momentos de espiritualidade e confraternização, implantando a recitação do terço semanalmente, com grupos de mulheres e homens; e ainda, as residências são visitadas pela Capelinha das Mãos Ensanguentadas de Jesus.

Cumprindo sua vocação sacerdotal de forma plena, o homenageado dedica especial atenção aos idosos e doentes da Casa de Repouso Vida Nova, do hospital Anna Nery e do Hospital Regional João Penido, celebrando missas, ministrando a Eucaristia, o sacramento da Confissão e a unção dos enfermos, sempre acompanhados de seu especial zelo e carinho pelos sofredores.

Além de todos os trabalhos realizados o nosso homenageado, é conhecido por sua grande capacidade administrativa e visão de conjunto, fruto de sua formação pessoal multifuncional, sendo que, a Igreja tem recebido fortes investimentos em estrutura, através de material litúrgico e de formação, material didático e pedagógico, além de infraestrutura apta a viabilizar o funcionamento de cozinhas, secretaria e equipes de apoio.

O nosso homenageado por todo o seu legado pode ser resumido em algumas palavras: vocação, trabalho, amor, empreendedorismo, e acima de tudo, o amor por Deus e a umbilical vinculação às diretrizes da Igreja Católica, sendo um Sacerdote no sentido máximo da palavra, engrandecendo e enobrecendo todos que têm a honra de serem tocados por suas palavras e a convivência com sua pessoa.

Nele, e através dele, o Cristo vive e reina para sempre entre nós.

Por fim destacamos que referida homenagem é apenas um ato singelo, onde a casa do povo o parabeniza por todos os seus feitos e obras, e que Deus continue iluminando os seus caminhos.

Palácio Barbosa Lima, 18 de novembro de 2019.

Ana Rossignoli

Vereadora (MDB)



[CMJF - Câmara Municipal de Juiz de Fora] [iS@L]