Brasão de Juiz de Fora CĀMARA MUNICIPAL DE JUIZ DE FORA

Proposição: PLEI - Projeto de Lei
Número: 231/2015  -  Processo: 7504-00 2015

JUSTIFICATIVA

Este Projeto de Lei visa divulgar o novo símbolo lançado por designer e movimento social que buscam uma representação visual atualizada, visto que nem todos os idosos usam bengalas, nem são curvados e mais ainda, estão com saúde, disposição para viver a vida, viajar, aprender novas culturas e desempenhar papéis ativos na sociedade. Muitos idosos também ajudam a família no dia-a-dia, inclusive financeiramente com trabalho extra após a aposentadoria.

Segundo a ONU, até o ano de 2050 o número de pessoas com mais de 60 (sessenta) anos, será pela primeira vez na história maior do que o número de crianças, e com certeza, a imagem de um senhor com bengala e de aparência frágil não representa corretamente essa parcela da população cada vez mais saudável e em pleno crescimento. A nova imagem passa a ser 4e uma pessoa com a coluna ereta, sem bengala e identificado com a mensagem 60+.

A figura do idoso em placas, imagens, adesivos e outros utilizados atualmente são arcaicos e inadequados a realidade hoje vivenciada por esta parcela da população e ainda contribui de forma negativa para a manutenção de boa autoestima dos idosos, acaba estimulando atitudes de preconceito e discriminação contra eles, em razão unicamente de sua idade avançada.

Diante do exposto, solicito aos nobres pares aprovação do Projeto de Lei que ora apresento.



[CMJF - Câmara Municipal de Juiz de Fora] [iS@L]