03/07/2017

Vereador quer criar Dia Municipal de Ênfase Contra o Abuso e a Violência

Com a finalidade de auxiliar em um maior combate e prevenção à violência, especificamente contra crianças, mulheres e pessoas idosas, o vereador Antônio Aguiar (PMDB) apresentou um projeto de lei (PL) que busca instituir no calendário municipal o Dia Municipal de Ênfase Contra o Abuso e a Violência, sendo realizado anualmente no quarto sábado do mês de agosto. Esta campanha é intitulada "Quebrando o silêncio", desenvolvida pela Igreja Adventista do Sétimo Dia.

O Dia Municipal de Ênfase Contra o Abuso e a Violência poderá contar com a participação de órgãos e entidades afins, entidades religiosas, empresas privadas e sociedade civil.  A campanha contará com a realização de palestras, debates, seminários, entre outros eventos que visam a importância do combate e prevenção à violência.

Em justificativa apresentada para a criação do projeto, o vereador relata como objetivos da campanha "Quebrando o Silêncio":

- Aumentar a conscientização da população, em especial com crianças, mulheres e idosos em relação à prevenção à violência domiciliar.

- Orientação de famílias, educadores e alunos sobre este tema, esclarecendo quanto aos direitos e deveres e incentivando o comparecimento aos órgãos competentes para tomar as devidas providências.

- Incentivar a comunicação de violência ocorrida contra mulheres, crianças e pessoas idosas, através do "Disque 100", com a garantia do sigilo do denunciante.

- Divulgação da harmonia e paz, contribuindo para a cultura da não violência.