Buscar
 

Arquivo de Notícias

13/01/2022

Vereadores debatem implantação do 5G em JF

Para que a nova tecnologia 5G seja instalada com prioridade em Juiz de Fora, será formado um GT com integrantes do Executivo e do Legislativo; a previsão de interiorização em Minas Gerais terá início no ano que vem

A implantação da tecnologia em Juiz de Fora está sendo priorizada pelo Legislativo e Executivo. Afinal, a rede 5G é uma tecnologia que irá permitir acesso à internet sem fio mais potente e veloz. Os vereadores da Comissão Especial de Telefonia, Comunicação e Internet Móvel estiveram na Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), na tarde da última quarta-feira, 12, para conhecerem as necessidades a fim de que a nova tecnologia possa ser instalada no município. A comissão é composta pelos vereadores Vagner de Oliveira (PSB - presidente), Maurício Delgado (DEM), Marlon Siqueira (PP) e Zé Márcio Garotinho (PV).

Na reunião foi proposta a criação de um grupo de trabalho (GT) com integrantes dos dois Poderes, para analisarem em conjunto todas as premissas, legislação e contrapartidas que permitam a inclusão digital em toda a cidade.

Os presentes foram apresentados à expansão da tecnologia 5G por representantes das telefonias. Segundo o presidente da Comissão Especial de Telefonia, Vagner de Oliveira, a Câmara Municipal de Juiz de Fora (CMJF) vai estar atenta e cobrar inclusão digital para todos os cidadãos, com internet móvel de ponta e também disponível em todos os distritos de Juiz de Fora. A luta por inclusão digital na Zona Rural da cidade é antiga na comissão, que adequou as leis e fez reuniões sobre o assunto, tanto com o governo de Minas, quanto com a PJF no ano passado.  

Já o vereador Maurício Delgado comentou que a expectativa é a melhor possível. “Estou otimista em integrar esse GT, onde vamos fazer um levantamento das leis em vigor no município, fazer um estudo dos impactos e dos benefícios e, até mesmo, das adequações necessárias para viabilizar a implantação da tecnologia o mais rápido no município”.    

Possibilitar que Juiz de Fora esteja num cenário nacional da tecnologia 5G é muito importante, segundo relatou o vereador Marlon Siqueira (PP). Ele ressaltou que a cidade estar nessa vanguarda, ainda mais com um patrimônio intelectual grande, pode gerar mais oportunidade e empregabilidade. “Vamos fazer o que estiver ao nosso alcance no Legislativo para que as contrapartidas sejam reais das operadoras, possibilitando expansão do acesso digital a todos os cidadãos”.  

Situação atual da expansão 5G em Minas Gerais

Durante a reunião foram apresentadas pelo representante da Telefônica/Vivo as normas da Anatel para expansão da tecnologia e o cronograma da implantação da 5G em todo o estado de Minas Gerais, que começará por Belo Horizonte, com interiorização prevista para 2023 por quantidade de habitantes de cada município.

O secretário de Planejamento Territorial e Participação Popular, Martvs Chagas, esclareceu que a prefeita esteve em reunião com o governo de Minas Gerais e decidiu tomar a iniciativa de possibilitar que Juiz de Fora seja vanguarda, e possa ter uma legislação adequada para que a cidade seja prioridade na interiorização dessa tecnologia.  

Mais Informações: 3313-4734 - Assessoria de Imprensa

Visualizada pela 160ª vez

Câmara Municipal de Juiz de Fora
Rua Halfeld, 955 - Centro, Juiz de Fora/MG
Tel: (32) 3313-4700


©2021 Câmara Municipal de Juiz de Fora