Buscar
 

Arquivo de Notícias

12/01/2022

Vereadores cobram esclarecimentos sobre problemas na vacinação em JF

Por meio de Requerimento, os vereadores Bejani Júnior, Kátia Franco Protetora e Sargento Mello Casal convocaram gestores da saúde de Juiz de Fora para debater a questão da falsa aplicação de vacinas, além da troca e da data de validade expirada de imunizante

A Câmara Municipal de Juiz de Fora (CMJF) se reuniu nesta quarta-feira, 12, para debater e cobrar explicações sobre as últimas ocorrências envolvendo a área de saúde no município. O encontro atendeu ao Requerimento dos vereadores Bejani Júnior (PODE), Kátia Franco Protetora (PSC) e Sargento Mello Casal (PTB), de convocação de representantes da Secretaria de Saúde (SS) e da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF)  para prestar esclarecimentos. 

Iniciando os discursos, o vereador Bejani Júnior elencou problemas e denúncias recebidas em seu gabinete. “No começo do mês, uma cidadã buscou vacinação na Unidade Básica de Saúde [UBS] do Bairro Santa Luzia e não recebeu o imunizante. No Bairro Santa Cruz, 60 pessoas tomaram a vacina pentavalente em vez da vacina contra a COVID-19 por engano, e na UBS do Bairro Grajaú as vacinas estavam sendo aplicadas com a data de validade vencida. Queremos uma explicação sobre essas situações para informar a população o que de fato está acontecendo com a saúde da nossa cidade”. 

Na mesma linha, Sargento Mello disse que recebeu diversas reclamações em seu gabinete e questionou o índice de mortalidade na cidade, que é considerado maior que o índice nacional, e reclamou sobre as respostas enviadas pela Secretaria de Saúde. “Nossos memorandos são respondidos formalmente, não vêm com respostas claras”. Kátia Franco reclamou da gestão e disse que é preciso mais atenção, não somente na saúde, mas em todas as áreas. André Luiz (REPUBLICANOS) solicitou à secretária de saúde um panorama dos hospitais da cidade, sobre os leitos direcionados para a COVID-19 e os números de casos aumentados.  

O presidente da Casa, vereador Juraci Scheffer (PT), interrogou sobre os diversos problemas encontrados nas UBSs que o Fiscaliza JF visitou durante as edições do Câmara Móvel e perguntou a respeito da vacinação contra a gripe. “Não podemos vender uma imagem de que a saúde está maravilhosa, temos que mostrar a realidade para a nossa população”. Pardal (PSL) cobrou a aquisição de refrigerador para armazenar os imunizantes na Unidade Básica de Saúde do Bairro Nossa Senhora Aparecida.  “Realizei o pedido devido a sua importância e até o momento não tivemos respostas sobre a previsão”. 

A secretária de Saúde, Ana Pimentel, explicou que neste momento o maior desafio não é a campanha de imunização contra a COVID-19, que hoje, segundo ela, está organizada, estruturada; o maior desafio é o novo crescimento de casos da doença na cidade. Sobre a não aplicação da vacina contra a COVID-19 na cidadã que procurou a UBS do Bairro Santa Luzia, a servidora que realizou a aplicação sem o imunizante foi afastada após a denúncia, e um processo administrativo para analisar a situação foi instaurado. “A usuária lesada, após o fato ocorrido, foi acionada e já recebeu a 2ª dose corretamente. Com relação às pessoas que procuraram a vacinação contra a COVID-19 e foram imunizadas com a vacina pentavalente, o erro foi constatado e a SS buscou contato com todas as pessoas vítimas desse equívoco para que recebessem o imunizante contra a COVID[-19]. Com relação às vacinas aplicadas com a data de dezembro, elas não estavam vencidas, foi amplamente divulgado pelo Ministério da Saúde e Secretaria de Estado a prorrogação da data. As técnicas que se recusaram a fazer a imunização serão investigadas pelo Coren-MG. Não tem nenhuma vacina em Juiz de Fora sendo aplicada fora do prazo”.  Para finalizar a secretária informou que a geladeira requerida já foi comprada e que em breve ela será entregue à UBS de Nossa Senhora Aparecida.  

Mais informações: 3313-4734 - Assessoria de Imprensa

 

Visualizada pela 163ª vez

Câmara Municipal de Juiz de Fora
Rua Halfeld, 955 - Centro, Juiz de Fora/MG
Tel: (32) 3313-4700


©2021 Câmara Municipal de Juiz de Fora