Buscar
 

Arquivo de Notícias

11/01/2022

Câmara investe em reforma da estrutura interna

Recuperação e reformas são parte das ações previstas no Plano Estratégico elaborado pela Mesa Diretora (biênio 2021-2022); está sendo realizada a pintura interna de paredes, grades, portas, janelas e do corrimão

A Câmara Municipal de Juiz de Fora (CMJF) está recuperando o seu patrimônio histórico e funcional, por meio de intervenções no Palácio Barbosa Lima e no edifício anexo Paulo Rogério dos Santos. Nas primeiras semanas de 2022, os esforços estão se concentrando na pintura interna de paredes, grades, portas, janelas e do corrimão. Nesta terça-feira, 11, o serviço estava dedicado ao hall do terceiro andar, ao lado do Plenário, onde futuramente será instalada a galeria dos ex-presidentes da CMJF e dos ex-vereadoras.

“Nosso esforço pela melhoria da estrutura física da Câmara tem dois objetivos principais: manter esse grande patrimônio histórico que temos, no coração da cidade, e tornar mais confortável e salubre tanto o trabalho dos servidores quanto o atendimento aos centenas de cidadãos que passam por aqui todos os dias”, resumiu o presidente Juraci Scheffer (PT). Recuperação e reformas são parte das ações previstas no Plano Estratégico elaborado pela Mesa Diretora (biênio 2021-2022).

Reforma ampla

As intervenções incluem reforma do telhado, interligações hidráulicas, substituição da rede elétrica e hidrossanitária, substituição de revestimentos de piso e parede, reparação de reboco das fachadas e recomposição das esquadrias de madeira das fachadas. As obras garantem segurança, melhores condições de trabalho e, consequentemente, mais qualidade no atendimento para as pessoas que frequentam a Casa do Povo. 

Uma nova comunicação

Sobre adequações de alguns setores, está em andamento a mudança do espaço físico da Superintendência de Comunicação, divisão responsável pela divulgação das atividades parlamentares e que auxilia na transparência dos trabalhos do Legislativo, tornando as ações de conhecimento público. A proposta é a ampliação física do setor para agrupar em um mesmo espaço todas as divisões da Comunicação e da JFTV Câmara, com a melhora no fluxo dos trabalhos e dos resultados. 

Modernização tecnológica

Em 2021, todos os gabinetes dos vereadores e setores administrativos receberam novos equipamentos para as atividades funcionais, mais adequados para atender de maneira mais eficiente a população. Com melhores computadores, os servidores foram capacitados para o uso do Open Project, software que garante o acompanhamento das demandas do que está em trâmite na Câmara, além de facilitar a fiscalização dos processos de contratação de compras e serviços porque permite uma inspeção recíproca entre setores. O Open Project é um programa usado em grandes instituições públicas e privadas e vai racionalizar o trabalho e avançar os processos. 

Seguindo a máxima de lisura e efetividade de atuação, os servidores também receberam qualificação voltada à implementação do Pregão Eletrônico, modalidade de licitação prevista nas contratações da Administração Pública que torna os procedimentos mais transparentes, com ampla concorrência, ágeis e econômicos. Com a implantação da nova modalidade, a Câmara Municipal pretende otimizar os processos de contratação. 

Para economia de custos com arquivamentos e eliminação de papéis, a Câmara iniciou os trabalhos para a implementação do processo legislativo eletrônico com conexão mais ágil para atos virtuais entre o Poder Executivo e o Poder Legislativo. E para dar mais visibilidade às ações que acontecem na Câmara Municipal, em breve teremos um novo site e aplicativo. O site é preparado para atender às demandas de acessibilidade e navegabilidade, trazendo mais agilidade nas informações. Já com o aplicativo, a população poderá se informar sobre leis e fazer sugestões na palma da mão. 

Mais informações: 3313-4734 - Assessoria de Imprensa 

Visualizada pela 47ª vez

Câmara Municipal de Juiz de Fora
Rua Halfeld, 955 - Centro, Juiz de Fora/MG
Tel: (32) 3313-4700


©2021 Câmara Municipal de Juiz de Fora